Alunos aprendem empreendedorismo nas escolas de Chapada dos Guimarães
As escolas Monteiro Lobato e Abinel de Freitas Pereira firmam parceria com o Sebrae para proporcionar aos alunos as primeiras experiências de empreendedorismo. Os alunos vão vender os produtos na Feira Municipal aos sábados.
Os próprios alunos decidem sobre as atividades em que vão empreender. Na Escola Monteiro Lobato escolheram produzir sabonetes e aromatizantes. Na Abinel de Freitas Pereira optaram por trabalhar com ervas e temperos. Eles aprendem desde o planejamento até a comercialização do produto e divisão dos lucros. São as duas primeiras experiências do projeto JEPP- Jovem Empreendedor Primeiros Passos em Chapada dos Guimarães, graças a parceria entre as escolas municipais e o Sebrae.
Os alunos aprendem a planejar, levantar custos, identificar o público alvo, produzir, comercializar e administrar os recursos. No final das vendas, o lucro é entregue a todos para que decidam como e onde vão gastar. A comercialização dos sabonetes e aromatizantes será feita na Feira Municipal, no próximo sábado (21/10). A prefeita municipal, que visitou o projeto na manhã de hoje (18/10), fez o compromisso de visitá-los na feira e comprar os produtos, a exemplo do público alvo escolhido que são pais, parentes e amigos.
Os jovens da escola Abinel de Freitas Pereira iniciaram um projeto de temperos naturais. O primeiro passo foi o planejamento e definição do perfil do cliente, depois a produção e comercialização. A proposta é fazerem mudas de temperos para comercializar. Os pais estão doando as sementes e o plantio já começou.