Políticas Municipais de preservação ambiental têm bons resultados na Rede Escolar
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem efetivado ações para a conscientização ambiental junto aos alunos da rede pública municipal de Várzea Grande. Neste sentido, desde o início do ano, vários projetos foram implantados e trabalhados com a participação de professores, coordenadores, diretores e alunos, objetivando a consolidação de uma filosofia com enfoque nas questões da preservação ambiental principalmente no descarte de resíduos sólidos e reciclagem.
“Trabalhar a conscientização dos jovens estudantes para garantir um futuro sustentável de sua família, de sua cidade e de seu estado vem sendo a meta dos educadores, orientados pela equipe técnica de Educação Ambiental da Secretaria municipal de Educação de Várzea Grande em diversos projetos desenvolvidos ao longo de 2017”, afirmou o secretário Silvio Fidelis, durante abertura de evento que premiou as escolas participantes do projeto 3Rs “Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda”, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha, escola que ficou em primeiro lugar entre as oito escolas que participaram do projeto.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, de março a setembro deste ano, o Projeto 3Rs “Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda”, foi responsável pela coleta de quase 26 toneladas de resíduos no entorno das escolas participantes. O material recolhido pelos alunos foi retirado do meio ambiente e encaminhado a uma empresa de reciclagem. Os recursos arrecadados com a venda dos resíduos foram revertidos às escolas na compra de materiais e equipamentos.
Durante o evento de finalização do projeto, as escolas participantes receberam as premiações de acordo com os valores arrecadados pelas escolas, desde bebedouro, ventiladores e caixas de som, até materiais didáticos e livros.
Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira, a parceria com a Educação no desenvolvimento dos projetos com as escolas reforça as metas das secretarias em promover políticas públicas para o fomento da sustentabilidade e seus benefícios para a sociedade.
Os alunos da EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” foram premiados ainda com uma aula de campo no SESC Pantanal em outubro. Os alunos conheceram o Centro de Interpretação Ambiental – CIA, o Borboletário, a Coleção de insetos, o Formigueiro e a horta orgânica do complexo Porto Cercado, onde puderam se informar e fazer anotações sobre todas as atividades desenvolvidas no local.
Para o secretário Silvio Fidelis, mais importante do que a competição entre as escolas é o aprendizado dos alunos e sua conscientização para a questão da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Com a participação nesses projetos, podemos perceber que existe a sensibilização do aluno para as questões do cuidado com o meio ambiente e a disposição para a reciclagem”.
De acordo com o secretário, durante 2017, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Educação trabalhou cerca de nove projetos desenvolvidos por meio de parcerias com outros órgãos da Administração Municipal e iniciativa privada diretamente ligadas ao Meio Ambiente. São eles: Projeto 3Rs “Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda”, Projeto “Plantar e Cuidar”, Selo “Empresa amiga do Meio Ambiente”, Teatro de Fantoches, Distribuição de sacolas para automóveis “Lixo Car”, Agenda Ambiental para a Administração Púbica(A3P), Feira de Ciências “Dia do Meio Ambiente”, Implantação de Hortas/Jardinagem e acompanhamento, e Projeto de Orientação sobre “Queimadas e Baixa Umidade do Ar”
O secretário destacou ainda as boas ações na Educação do município que estão acontecendo em 2017. “Vamos inaugurar no início de dezembro mais uma escola de Educação Infantil no bairro Cabo Michel, e já para o ano de 2018 dezesseis novos Cmeis, duas escolas estaduais e mais três municipais, o que vai minimizar as necessidades por vagas na Rede Municipal tanto infantil como para o ensino básico ”, declarou.