Várzea Grande lança campanha de prevenção às DSTs Aids

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, dá início nesta segunda-feira, 27, às ações da semana do Dia Mundial Luta contra a Aids. Ações de orientações, prevenção e exames, serão realizadas pelo Serviço de Assistência Especialidade e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA VG). A unidade especializada faz atualmente o acompanhamento e tratamento de 921 pacientes portadores do vírus no Município. O mês de dezembro para a saúde pública é voltado para a prevenção, orientação e enfrentamento à doença.

Entre os locais escolhidos para a realização da campanha estão também o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande e a Escola Abdalla José de Almeida, no bairro São Matheus, onde será realizado o Dia D Mundial da Campanha na sexta-feira, 01. No evento haverá palestras, distribuição de preservativos, entre outras atividades referentes ao assunto.

Ainda durante a semana serão realizadas blitz educativas em pontos estratégicos do município e que concentra grande circulação de pessoas como no Várzea Grande Shopping e na região do Zero Km dentre vários outros pontos. Nestes locais os profissionais devidamente capacitados vão orientar populares, a sanar dúvidas e indicar as unidades de saúde onde podem realizar os testes rápidos e explicar sobre o acompanhamento e tratamento realizado pelo SAE/CTA em casos de confirmação do vírus HIV.

O gerente do SAE, João Paulo Alcântara Ortega, explica que no decorrer de dezembro as equipes intensificam a realização de testes para HIV nesse período, com campanhas, palestras, blitz em diferentes pontos da cidade entregando panfletos contendo orientações sobre formas de prevenir a doença e os locais onde podem buscar atendimento médico.

“O objetivo é conscientizar o maior número de pessoas, levar a informação e alertar para a necessidade de prevenir, usar preservativos nas relações sexuais. “Fazemos campanhas justamente para informar a população sobre as doenças transmissíveis e que existem cuidados que são fundamentais para evitá-las. A Aids não tem cura, a doença e controlada por medicação. A prevenção é o melhor caminho”, pontua João Paulo.

No Pronto-Socorro de Várzea Grande, serão vários dias de atividades que tem nesta terça-feira, 28, e se encerram no dia 7 de dezembro. Entre as ações estão a distribuição de preservativos, folders com orientações e a realização de testes rápidos. Também será realizada palestra para orientar pacientes e servidores sobre o tema com a participação de uma equipe do SAE-CTA e depoimento de paciente soro positivo.

Dados: Em 2017 o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) já realizou 1305 testes rápidos, desses 74 deram positivo para o vírus HIV sendo 36 femininos e 38 masculinos.

Conforme o gerente do SAE/CTA de Várzea Grande, somente em 2017 a unidade notificou 74 novos casos positivos, um aumento de 20% em relação ao ano passado que fechou 2016 com 46 casos registrados no ano. “A predominância na faixa etária fica entre 15 à 29 anos, tanto para os resultados positivos quanto para o registro de óbitos, que somente esse ano já foram 13 em decorrência do HIV/AIDS”, frisa Ortega. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL