Poderes alinham políticas de fomento à economia local

Visando a interação com a classe lojista de Várzea Grande, a prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu em seu gabinete, no final da tarde de ontem (28) integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Várzea Grande e da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Local, instalada na Câmara de Vereadores. A finalidade do encontro foi o de reforçar políticas públicas integradas para o fortalecimento e fomento do setor no Município, além de debater mecanismo de incentivo à gastronomia e turismo local.

“Dada à importância das entidades empenhadas em desenvolver um trabalho focado em prol do comércio e serviços, temos a certeza de que a Frente Parlamentar tem potencial para trazer grandes avanços ao Município que quer empreender. A iniciativa de juntar as entidades com a Administração Municipal e Câmara de Vereadores é salutar, vez que Várzea Grande passa por um processo de evolução nas suas políticas públicas. O Município conseguiu estar adimplente com todas as suas obrigações fiscais e cartoriais, o que possibilitou buscar recursos e financiamentos junto aos entes federados. Somente com esta ação Várzea Grande se tornou um canteiro de obras. São mais de 70 obras em plena execução, gerando emprego, renda e abertura de novas frentes de trabalho e serviços”, explicou a prefeita.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Carlos Garcia de Almeida, destacou a importância da nova Frente instalada na Câmara Municipal. “Faz tempo que o comércio e os serviços esperam ter uma Frente Parlamentar. Foi com muito trabalho que conseguimos isso, um esforço conjunto. Nós vamos assumir o compromisso de manter uma Frente atuante. Várzea Grande caminha e vislumbra um futuro melhor e é nossa obrigação contribuir para que isso aconteça”, comentou.

O presidente explicou ainda que a Frente foi criada com o objetivo de organizar uma força legislativa que auxilie na formulação de diretrizes que apoiem o setor, tais como: simplificação da carga tributária, regulação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, empreendedorismo e desburocratização, e principalmente, fomentar a modernização e o empreendedorismo do setor do comércio e de serviços. “Vamos apoiar medidas que fortaleçam e impulsionem o setor, gerando mais empregos e atraindo novos investimentos. Essa Frente nasce com a adesão de todos os parlamentares”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL/VG), David Pintor, disse que a CDL dispõe de um setor próprio na Assessoria Jurídica voltado aos associados e à população para atendimento e intermediação jurídica. Além disso, oferece suporte ao departamento de atendimento ao consumidor, com orientação tributária, trabalhista e empresarial, o que garante ao consumidor a sair da inadimplência e retomar poder de compra.

“A nossa visita tem o propósito de aproximar e buscar soluções para os problemas dos lojistas. A prefeitura tem feito sua parte no aperfeiçoamento da legislação quanto às datas comemorativas e feriados, onde o comércio pode ficar de portas abertas, sem sofrer penalidades. Outro setor que nos envolve é o da gastronomia e do turismo local. Estas questões devem ser melhor discutidas, por isso procuramos o Poder Público. Nós lojistas reconhecemos os avanços de Várzea Grande na atual gestão o que nos fez repensar nossa linha de atuação e atrair o várzeagrandense para comprar em Várzea Grande”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos, disse que o Município vem trabalhando sistematicamente no fomento de políticas públicas para atrair novas empresas e gerar mais empregos a sua população. “Desde o início da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos várias empresas, varejistas e atacadistas, se instalaram no Município, com um imenso ganho que foi o Várzea Grande Shopping. A prefeitura vem fazendo sua parte, injeta cerca de R$ 25 milhões ao mês com o pagamento em dia dos mais de 7 mil servidores. Este montante aquece a economia local garantindo o fomento das atividades econômicas (comércio, indústria e prestação de serviços). Várzea Grande é a terceira maior economia do Estado com PIB de cerca de R$ 6 bilhões e que vem crescendo anualmente nos últimos três anos, após a implantação de boas políticas públicas municipais na área econômica”, destacou o secretário.

Jayme Campos disse reconhece a importância do turismo e da gastronomia para a geração de emprego e renda no desenvolvimento do Município. Diante disso, ele acredita ser fundamental eliminar entraves que atrapalham o crescimento do setor. “A burocracia é, hoje, uma das portas que temos de atravessar. Essa união vai gerar boas ideias. Uma cidade movimentada com novas pessoas vindas de todos os cantos do país, com certeza vai aquecer o comércio local. São várias frentes que o Município trabalha, em benefício da população local também”.

Outros fatores apontados pelo secretário Jayme Campos, onde o Município tem ações pontuais e importantes para o seu crescimento e ordenamento é a regularização fundiária que na sua opinião proporciona ao munícipe tranquilidade e o fixa na cidade, bem como o Mutirão Fiscal realizado em parceria com o Tribunal de Justiça, que deixa o munícipe adimplente de suas obrigações tributárias. “Essas somas, nesta época de final de ano, onde o comércio é aquecido com as vendas, geram pontos positivos, tanto para a Administração Municipal e para os que vivem aqui e possuem seu empreendimento. Trabalhamos dentro do ordenamento jurídico e zelo com o erário público, sempre em acordo com os princípios constitucionais”, destacou.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou a ação de final de ano, o ‘Natal Feliz\', onde a prefeitura mobiliza toda a sociedade no evento de final de ano. “A cidade vai ficar iluminada com motivos natalinos e a Praça Aquidaban será palco de atrações culturais, gastronômicas e ponto de visitação, onde as famílias várzeagrandenses terão lazer todos os finais de semana do mês de dezembro. Esta ação também contribui com o comércio local, onde centenas de pessoas vão à Praça em busca de lazer e visita à casa do Papai Noel e conferem a decoração de Natal”.

Estiveram presentes à reunião os parlamentares que formam a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Local, os vereadores, presidente Carlos Garcia de Almeida, e demais membros, Benedito Francisco Curvo (Chico Curvo), Gisele Aparecida de Barros (Gisa Barros), Rodrigo Coelho, Miguel Angel Claros Paz, Rogério França Martins (Rogerinho Dakar), Ícaro Gibran Reveles de Andrade. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL