Unesco diz que chance de um jovem negro morrer em MT é 3x maior que um branco

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017, divulgado ontem pela UNESCO e Secretaria Nacional de Juventude apontam que a chance de um jovem negro morrer em Mato Grosso é quase três vezes maior que a de um jovem branco.

Segundo a UNESCO, o risco relativo de homicídios entre negros e brancos no Estado é de 2,63 enquanto que no Brasil a taxa de mortalidade de jovens negros foi de 86,34 para cada 100 mil jovens negros na população, contra 31,89 para jovens brancos.

No estado de Alagoas esse índice é ainda maior onde um jovem negro tem 12,7 vezes mais chances de morrer assassinado do que um jovem branco. Na Paraíba essa diferença é de 8,9 vezes.

Já aqui no estado, o indicador aponta que violência e desigualdade racial é de 0,399. E o indicador de mortalidade por homicídio que ficou em 0,256. O indicador de mortes no trânsito alcançou 0,580, o indicador freqüência à escola e situação de emprego foi de 0,628. O indicador de pobreza chegou a 0,295, desigualdade 0,244.

Contudo, no Paraná, onde a taxa de mortalidade de jovens brancos é superior aos valores registrados entre jovens negros.

O levantamento abrange as jovens e os jovens brasileiros de 15 a 29 anos e mostra que a violência atinge mais jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS