Atendimento humanizado dos servidores é destacado pelo governador
O atendimento dos servidores públicos durante a quarta edição da Caravana da Transformação, realizada entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, em Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), foi destacado durante a reunião de avaliação de resultados. O encontro foi realizado no Salão Nobre Clóves Vetoratto, na tarde de sexta-feira (10.02).
Na oportunidade, servidores de todos os órgãos envolvidos na iniciativa ouviram do governador Pedro Taques elogios à forma humanizada como o público foi recebido durante os 11 dias de evento. Também lembrou o compromisso do Governo de “não deixar nenhum mato-grossense para trás”, o que, segundo o gestor significa superar o déficit de cidadania e de saúde que existe em Mato Grosso.
“O ideal seria que nós não tivéssemos uma fila de pessoas precisando de cirurgia de catarata e de pessoas sendo diagnosticadas com hanseníase. O ideal seria isso. Mas nós estamos trabalhando com a Caravana da Transformação para diminuir esse espaço que existe entre a concretização dos direitos do cidadão e a realidade de nosso estado”, completou Taques.
O chefe do Executivo também comemorou os números apresentados pelo coordenador-geral da caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, referentes a esta edição.
Foram realizadas 3.918 cirurgias, sendo 3.006 de catarata, 554 de pterígio e 358 yag laser. Os procedimentos somaram 44.891 atendimentos e as consultas, 7.451. Novidade desta edição, as consultas com especialistas no diagnóstico de câncer somaram 283 atendimentos previamente agendados pelo consórcio regional de saúde. Ainda foram realizadas 92 capacitações em hanseníase, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Apesar de a Caravana de Jaciara ter previsto o atendimento da demanda de 19 municípios, também atendeu pessoas de outras cidades que viajaram para o município por conta própria. Desta maneira, 44 cidades foram beneficiadas pela iniciativa. Com Jaciara, a Caravana da Transformação chegou à marca de 11.402 cirurgias oftalmológicas realizadas desde o lançamento, em julho do ano passado.
O outro braço da caravana são os serviços de Cidadania, que englobam, principalmente, a confecção de documentos. Os mais procurados, RG e CPF, tiveram 357 e 278 emissões, respectivamente. Já as carteiras de pescador amador, foram 122 emissões. Outras iniciativas, como a distribuição de mudas, os jogos educativos, as palestras ministradas no auditório, também compõem os atendimentos em cidadania, que somados chegaram a 26.696.
Outra novidade na Caravana de Jaciara, a parceria firmada entre o governador Pedro Taques e o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos, resultou em 145 atendimentos realizados pela Justiça Comunitária. O Poder Judiciário ofereceu atendimentos de reconhecimento de paternidade, por meio do Programa Pai Presente, além de orientações jurídicas e audiências de mediação e conciliação.
Para as próximas edições, o Governo busca outras parcerias que resultarão em mais serviços agregados à Caravana da Transformação.
Os voluntários que trabalharam durante a última caravana também ganharam destaque na apresentação de resultados. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), formou 240 voluntários, que atuaram durante os dias de evento. Inclusive, o órgão já está formando os voluntários da próxima edição, que ocorrerá na região Oeste do estado.
Próxima edição
“Nós já estamos trabalhando fortemente na quinta edição do evento, que será em São José dos Quatro Marcos”, anunciou o coordenador-geral, José Arlindo. Os atendimentos ocorrerão entre os dias 07 e 17 de março, no Parque Municipal Vereador Wilson Souza Rézio, localizado no bairro Jardim das Oliveiras.
Além de Quatro Marcos, outras 13 cidades também serão atendidas durante a iniciativa. São elas: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis d’Oeste, Glória d’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu.