Governo do Estado quer que União assuma segurança na Serra da Borda

Com a terceira invasão do garimpo Serra da Borda em Pontes e Lacerda, MT o governo do Estado conclama a União a responsabilidade da sua área mandando a força nacional para expulsar e garantir a segurança no local, visto que os invasores de agora são criminosos do Novo Cangaço armados com fuzis semiautomático 762.

Segundo o delegado Pontes e Lacerda, Gilson Silveira que passou informações para a Secretaria de Segurança no local está acontecendo um verdadeiro intercâmbio criminoso. Um cara conhecido como Junão, preso por garimpo ilegal em Cáceres está arregimentando pessoas do Novo Cangaço. E que está oferecendo recompensa para a cabeça de policiais.

O delegado alerta que agora não se tratam de garimpeiros mas de membros de facções criminosas.

O governo do Estado vai entrar com Ação Civil Pública conjunta contra a União nas próximas semanas. O Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF) vão cobrar na Justiça Federal em Cáceres que as forças de segurança federais retirem os invasores da área e as polícias civil e militar reforçarão a segurança em Pontes e Lacerda com o envio de força policial especializada e da inteligência.

O secretário Rogers Jarbas, irá até Brasília para colocar as forças de segurança estadual à disposição dos Ministérios da Justiça e da Defesa para uma operação integrada de reintegração da área invadida, e que apoiará a Força Nacional e o Exército para a retirada dos invasores, independente da ação civil pública. Entretanto, exigirá da secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que mantenha efetivo suficiente da Força Nacional no local após a operação, evitando assim, novas invasões.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS