Projeto Rural Sustentável aprova novas Unidades Demonstrativas e Multiplicadoras em Mato Grosso

O Projeto Rural Sustentável (PRS) aprovou mais 1892 Unidades Multiplicadoras (UMs) e 46 novas Unidades Demonstrativas (UDs) nos sete estados que participam do Projeto. Em Mato Grosso, foram aprovadas 300 UMs e 9 UDs, distribuídas nos municípios de Alta Floresta, Brasnorte, Cotriguaçu, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Querência, Sinop e Terra Nova do Norte.

 

O Rural Sustentável apoia financeiramente produtores rurais de 70 municípios nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, no Bioma Mata Atlântica; e Pará, Rondônia e Mato Grosso, no Bioma Amazônia. Até o momento, o Rural já capacitou mais de 10.600 produtores, treinou mais de 1.800 agentes de assistência técnica e realizou mais de 390 dias de campo, em todo o país.

 

Os Dias de Campo são oportunidades em que produtores rurais recebem treinamento e aprendizado prático em uma Unidade Demonstrativa, que se transforma em uma sala de aula.

 

Em Mato Grosso, a maioria das UDs adotaram a tecnologia integração Lavoura-pecuária-floresta associada à um Sistema Agroflorestal (SAF), ação que otimiza a produção inicial (lavoura e/ou pecuária) e gera uma alternativa de renda ao consorciar o plantio de espécies vegetais, frutíferas e madeireiras. Muitos produtores já estão trabalhando no beneficiamento de frutas como pupunha, cacau, dentre outras.

 

As ações de reflorestamento de várias áreas dentro das propriedades, garantem os ganhos ambientais no pasto e proporcionam conforto térmico ao gado leiteiro, promovem o reflorestamento de Área de Preservação Permanente e preservam beiras de rios e nascentes.

 

Os produtores rurais são os principais agentes propagadores do conceito de sustentabilidade em suas regiões, a aplicação das tecnologias de baixo carbono, pois eles são a prova de que é possível aliar uma atividade produtiva com o manejo dos recursos naturais.

 

O Rural Sustentável apoia, além da integração Lavoura-Pecuária-Floresta, outras três tecnologias de baixo carbono: a Recuperação de Área Degradada com Floresta, Floresta Comercial e Manejo de Floresta Nativa.

 

Toda a assistência é realizada por meio de uma cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

 

Serviço

 

As inscrições para os novos dias de campo foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS