Comissão quer intensificar ações do Bolsa Família em 2018
A Comissão Temática Intersetorial, formada por profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde, se reuniu nesta quinta-feira (18) para debater e planejar as ações para 2018. A comissão foi instituída pelo Conselho Municipal de Assistência Social para acompanhar, assessorar e apoiar as atividades do conselho em questões do Bolsa Família e do Cadastro Único para programas do Governo Federal.
No planejamento para este ano, de acordo com a comissão, estão ações para intensificar e fortalecer a intersetorialidade das políticas de atendimento; monitorar e avaliar de forma sistemática as famílias beneficiárias; elevar os índices de atendimento às pessoas idosas e com deficiência e também o número de desligamento das famílias do programa em consequência da diminuição da vulnerabilidade social; ampliar a escolaridade e diminuir a defasagem escolar; acompanhar a demanda reprimida; elevar o percentual de atualização cadastral, de acompanhamento da frequência escolar e de acompanhamento da agenda da saúde; realizar o “Dia D” do Programa Bolsa família e campanhas de “Atualização Cadastral” e de “ Desligamento Voluntário e Retorno Garantido”.
Lucas do Rio Verde conta, atualmente, com 5.002 famílias inseridas no Cadastro Único. Destas, 1.687 recebem o benefício Bolsa Família, com valor médio mensal de R$ 170,24.
Tendo como uma das metas prioritárias a gestão cada vez mais eficaz do CadÚnico/Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretaria de Assistência Social, de Educação e de Saúde, tem trabalhado para apoiar, fortalecer e ampliar a atuação da comissão visando implementar a rede de proteção às famílias com a oferta de ações que reforcem a proteção social e conduzam à superação da condição de exclusão social.
Para melhorar o atendimento e garantir o bom funcionamento do programa, o setor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família também vem passando por mudanças com qualificação e ampliação da equipe e melhorias na estrutura de trabalho.
Para a comissão, é importante também que a população auxilie na fiscalização dos benefícios. Com a existência de eventuais irregularidades, pode ser registrada denúncia na Ouvidoria através do telefone 0800 646 4004, contribuindo assim, para que os critérios e as regras do programa sejam observados e cumpridos.
Para inclusão no CadÚnico ou atualização de dados, as famílias devem procurar o setor de Cadastro Único, que fica na Av. Bahia, nº 236 S, Jardim das Palmeiras (Prédio do CRAS). O telefone para contato é 3549-2576.