Procon de Sinop passa a operar porcessos de forma eletrônica
O Procon encerra a semana do consumidor lançando uma ferramenta que vai dar mais agilidade ao contribuinte a ao empresário. A partir desta sexta-feira, 16, passa a contar com a Carta de Informação Preliminar Eletrônica (CIP Eletrônica).
O prazo, para a resolução de um processo de reclamação de desacordo comercial ou avaria de produto, por exemplo, que antes levava de 30 até 60 dias para ser resolvido, agora passa a ser resolvido em, até, 10 dias. Todo o processo é feito de forma eletrônica em que consumidor e comércio têm acesso através de uma senha.
A novidade, lançada ontem em Sinop, até então, só era disposta na capital do Estado. “Com o encerrameto da semana do consumidor, nós estamos lançando a CIP Eletrônica, processo administrativo eletrônico que vai favorecer, tanto o consumidor, que terá menos aborrecimento e a garantia do seu direito de forma mais rápida e, também ao fornecedor que vai diminuir custos, vai fidelizar esse consumidor, que toda vez que ele consegue resolver um problema de consumo, que a relação de consumo ocorre de forma tranquila, ele fideliza o consumidor também”, ilustrou a diretora do Procon Juliana Baptista Torres.
Ainda de acordo com a diretora, a CIP Eletrônica agilizará o processo em relação aos Correios. Não será mais necessário enviar AR (Aviso de Recebimento) ao fornecedor, tampouco intimação. Hoje, são enviadas, pelo menos, 1 mil correspondências por ano. A partir de agora, tudo será feito de forma digital, o que implicará em uma grande redução de gastos, tanto para o Órgão de Defesa do Consumidor quanto para as empresas que, muitas vezes são cediadas em outras localidades e precisam nomear e deslocar prepostos para representá-los em audiências.
Marlon Pavanello, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) aprovou a novidade. “São tecnologias que vem à favor do consumidor. Agilidade no processo, tornar ele [consumidor] muito mais protegido do que ele já é hoje, para as empresas, também, uma negociação mais rápida. São tecnologias que vieram para melhorar o relacionamento entre comércio e clientes”, disse parabenizando o Procon pela novidade e iniciativa.
A CIP Eletrônica é um recurso disposto pelo Ministério da Justiça, órgão federal que regula e norteia todos os Procons. Tudo é lincado ao Sistema Nacional de Informação ao Consumidor (Sindec), um banco de dados que permite registrar todos os atendimentos presenciais aos consumidores realizados pelos Procons.