Maluf defende criação de Patrulha Turística em Chapada dos Guimarães
O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB), defende a criação de uma “Patrulha Turística” para garantir a segurança de moradores e visitantes que frequentam os pontos turísticos de Chapada dos Guimarães.
A proposta foi apresentada pelo parlamentar ao secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, durante reunião realizada nesta segunda-feira (19) para debater a segurança do município.
Na ocasião, moradores e comerciantes pediram que o Governo do Estado tome providências para acabar com o altos índices de violência registrados nos últimos meses. Segundo eles, diversos casos de roubos e furtos têm ocorrido em Chapada, inclusive os chamados “arrastões” em cachoeiras e outros pontos turísticos, situação que tem deixado todos com medo, além de prejudicar o comércio e turismo, principais fontes de renda do município.
“Chapada dos Guimarães é o cartão de visita do estado de Mato Grosso. O município atrai milhares de visitantes de todo o Brasil e até mesmo de outros países. Não podemos deixar que essa realidade mude por conta da violência. Eu sugiro que seja criada uma patrulha turística para fazer a ronda dos pontos turísticos do município e garantir a segurança daqueles que os visitam”, declarou Guilherme Maluf.
Para que a sua proposta seja colocada em prática, o deputado se comprometeu a apresentar uma emenda parlamentar destinando recursos para aquisição de um veículo para a Polícia Militar.
Presente na reunião, a prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) reforçou a necessidade de melhorar a segurança em Chapada dos Guimarães e agradeceu ao deputado Guilherme Maluf pelo compromisso com o município.
Reivindicações
Proprietário de uma loja de chocolates em Chapada dos Guimarães, Douglas Araújo Silva disse que os comerciantes têm enfrentado muitas dificuldades por conta dos assaltos, inclusive tendo que fechar os estabelecimentos mais cedo ou em certos dias da semana. Afirmou ainda que o movimento no comércio caiu drasticamente devido ao aumento da sensação de insegurança, que tem afastado visitantes.
João Roberto de Proença, representante da comissão de moradores intitulada “Amigos da Chapada Melhor”, cobrou a aplicação de medidas que haviam sido definidas em reuniões anteriores com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, como a criação de uma força-tarefa da Polícia Judiciária Civil para investigar as ocorrências registradas no município, a instalação de câmeras de videomonitoramento e o envio de investigadores e escrivães.
O secretário Gustavo Garcia, por sua vez, afirmou que o Governo do Estado está tomando as medidas necessárias para resolver os problemas e que a equipe de inteligência da Polícia Civil está trabalhando para elucidar os casos registrados no município, porém frisou que o serviço de inteligência é realizado de forma “silenciosa” e demanda tempo para ser concluído.
“Temos consciência de que o município de Chapada dos Guimarães é muito importante para o estado por conta do seu potencial turístico, por isso estamos nos esforçando ao máximo para atender todas as reivindicações”, disse.