Segunda-feira, 01 de Junho de 2020
ENERGISA CORONA

VariedadesFrutas da estação reforçam a imunidade e possuem bom custo benefício

Postado 2 semanas atrás Fonte: Luciane Mildenberger

Vitaminas e sais minerais encontrados nos alimentos auxiliam no equilíbrio e manutenção da saúde do corpo. Especialmente agora em que vivemos a pandemia do novo coronavírus, devemos estar com nosso sistema imunológico funcionando em perfeito estado. As frutas típicas da estação outono, além de oferecerem bom custo benefício, também são carregadas de nutrientes e benefícios.

De acordo com a nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso, Rafaela Curcino Moreira, as frutas da época costumam ser ricas em vitaminas A, C e do complexo B, ideais para conservação da saúde dos olhos, ossos e da pele, além de melhorar a imunidade e a digestão.

“A tangerina ou a ponkan são cítricas, ricas em vitaminas A e C, também fonte de fibras e antioxidantes, sem falar no preço que é bem acessível”, diz. Entre as frutas que podem ser encontradas mais facilmente no período tanto nos supermercados quanto nos atacarejos, estão o abacate, caqui, figo, carambola, goiaba, tangerina, fruta do conde, uva, mamão, banana, kiwi, dentre outras.

Rafaela ressalta que para seguir uma dieta balanceada e nutritiva é importante incluir legumes, verduras, grãos e proteínas, além de porções de frutas ao longo do dia. “A recomendação é consumir três porções de frutas ao dia. A pessoa também pode adicionar uma fruta rica em vitamina C na refeição, para aumentar a absorção de ferro ou, se preferir, apostar em sucos de couve com limão”, sugere.

A ingestão de líquidos é outro fator essencial para uma boa regulagem do organismo. “Beber líquidos melhora o funcionamento intestinal e evita a desidratação”, pontua.

A nutricionista do Fort listou algumas frutas típicas do outono, explicando seus principais nutrientes e benefícios para a saúde. Confira:

Abacate: Contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gorduroso, é recomendado consumir apenas uma porção diária.

Caqui: O sabor doce agrada a diversos paladares e cai bem como sobremesa. É pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Possui concentração de licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Carambola: Deve ser evitada por quem têm problemas renais por conter um mineral maléfico para esse grupo de pessoas. Se não for seu caso, aproveite a grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, de água e de fibras.

Figo: Fonte de zinco e fibras, tem alto teor antioxidante. Opte pelo orgânico, já que as produzidas em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos na casca.

Fruta do Conde: É fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.

Goiaba: Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui cálcio, fósforo e ferro, além A, B e C. E o melhor: apesar de doce, contém pouco açúcar.

Tangerina: Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, ao aumentar a imunidade.

Onde Encontrar
Os atacarejos são ótimas opções para economizar, além de oferecer uma variedade de frutas, legumes, verduras e diversos outros ingredientes.

As unidades do Fort Atacadista em Mato Grosso estão presentes em Cuiabá, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, e em Várzea Grande, na avenida da FEB. A rede cumpre em suas lojas todas as medidas de prevenção contra o coronavírus.

 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.