Descobrindo o Céu de Cuiabá traz palestras que desvendam Universo
O Sol – a única estrela do sistema planetário o qual os seres humanos habitam – ; os “ETs” que podem estar em nossos quintais (os chamados meteoritos) e o que os anéis de Saturno têm a ver com Leonardo Da Vinci, são alguns dos mistérios que o público vai desvendar no III Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”, evento que acontece neste domingo (08.04), das 8h30 às 22h, no Instituto de Física da UFMT, com entrada gratuita. O evento é feito pelo Instituto em parceria com a Secitec, Rotary Club de Cuiabá, Clube de Astronomia de Mato Grosso e a agência de notícias Space News MT. O objetivo é popularizar esta ciência tão importante para compreender a sistemática da vida na Terra.
A palestra “Manchas Solares”, ministrada pelo mestrando, Jonh Billy, vai apresentar as peculiaridades do Sol com suas manchas e orientar como observar este espetáculo da natureza cósmica de forma segura. O horário desta atividade dentro da Programação é das 14h30 às 15h e não é necessária prévia inscrição. O palestrante aponta que a observação solar é uma prática antiga, embora só a partir da utilização do telescópio, imortalizada por Galileu Galilei em 1613, se tenha iniciado o estudo da sua superfície e registrado os primeiros desenhos, com particular relevância das manchas solares. “Mais tarde verificou-se que as manchas possuíam um comportamento peculiar, não só na alteração do seu aspecto, mas também no modo como se distribuíam no disco solar. Durante a oficina iremos estudar o Sol, sua estrutura e o comportamento das manchas solares, um tipo específico de atividade solar, além de observá-las em tempo real através da observação por projeção”, explicou Billy.
ETs?
Os Meteoritos, que podem ser chamados de ETs (Extra-Terrestres) por ser algo que veio de fora do planeta Terra, são o tema da palestra da aspirante à astronauta e graduanda de Física, Maria Gisllanny Bezerra Silva. A palestra abordará os seguintes tópicos: Classificação de corpos menores – meteoróides, meteoro e meteoritos e; Apresentação sobre bólidos e asteróides. A palestra enfatizará os temas acerca dos meteoritos, apresentando suas classificações, características físicas, distribuição de meteoritos encontrados e catalogados no Brasil e no mundo e crateras de impacto. Por fim, o público pode conferir uma coleção de meteoritos. Esta palestra ocorre das 14h às 14h30 e não é necessária inscrição antecipada.
O Caos e o Cosmos
A interação entre corpos celestes introduz certo grau de imprevisibilidade em seu comportamento e, por esta razão, o caos reina no universo. No entanto, é a natureza complexa destes sistemas que faz emergir, do caos, a ordem. Dar um passo na direção da compreensão de como a regularidade emerge da complexidade é o intuito da palestra “Leonardo da Vinci e os anéis de Saturno: caos e ordem no sistema solar”, a ser ministrada entre 15h10 e 15h50 pelo Prof. Dr. Marcelo Marchiori. Para esta também não precisa inscrever antes, é só chegar no horário e assistir.
Outros temas interessantes
Além desses, a programação também destaca as palestras: “Stephen Hawking”, com o Prof. Dr. Denilton Gaio (8h30); “Astronomia: uma visão geral”, com o presidente do Clube de Astronomia de Mato Grosso, Paulo Wolkmer (10h às 10h45). Nela, o astrônomo amador Wolkmer faz um passeio pela Astronomia, falando de uma maneira mais geral os aspectos dessa área que fascina tanto. Dentre os temas que abordará falará sobre o Big Bang, sistemas estelares, telescópios espaciais e o universo observável.
Outro assunto de palestra será “Luz: nossa mais antiga janela para o Universo”, com o Prof. Dr. Eduardo Curvo. Nessa palestra faz-se uma viagem pelo tempo, mostrando como a luz vem sendo utilizada para extrair informações do universo e como essa janela ainda nos fornece informações preciosas (10h50 às 11h30).
“Uma Imagem da Natureza”, tema da palestra do Prof. Dr. Alberto Sanoja, trata de apresentar um percurso pelas teorias físicas que, ao longo da história, foram unificando nossa visão dos fenômenos da Natureza e como essa unificação nos revela uma realidade contrária ao senso comum (Horário: 16h40 às 17h30).
Serviço
Além das palestras a programação traz oficinas e observação noturna para todas as idades a partir dos 4 anos.