Seminário nesta quinta (26) debate Doenças Ocupacionais e Trabalho em Altura em MT

A Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (SRTb/MT) e a Delegacia Sindical em Mato Grosso do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (DSMT Sinait) promovem nesta quinta-feira (26), das 8 ao meio-dia, o Seminário “Todos Contra a Doença Ocupacional: Um Mal Invisível e Silencioso”. O evento faz parte da programação estadual da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT), do Ministério do Trababalho, que começou em abril e prossegue até o mês de novembro.

 

O foco da CANPAT 2018 é trabalho em altura e doenças ocupacionais. Se na emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) pelas empresas para acidentes típicos a subnotificação é grande, para as doenças ocupacionais a subnotificação é ainda maior. Dados Preliminares do Ministério do Trabalho relativos 2017 apontam que das 8.160 CATs emitidas, apenas 117 referiam-se a doenças ocupacionais, o correspondente a 1,44% desse total. No rol de doenças ocupacionais que mais geram as CATs em Mato Grosso estão: problemas nos ombros, nos membros superiores e ansiedade/estresse.

 

Evento: Seminário “Todos Contra a Doença Ocupacional: Um Mal Invisível e Silencioso”.

Dia: 26/04/2018 – Quinta-feira

Horário: 8h

Local: Auditório da Política Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT)

Endereço: Joaquim Murtinho, 1400 - Centro Sul, Cuiabá (Atrás do DNIT/MT)

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h15 - Abertura

 

8h45 - Painel I

Tema: “Doenças Ocupacionais - Um mal invisível e silencioso”

 

Palestrante:

Professor Maeilson Silva Neves, graduado em Psicologia pela UNIC, Mestre em Educação pela UFMT, professor assistente na UFMT no Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador, doutorando em Saúde Coletiva pela UFMT.

 

Debatedor:

Médico do trabalho Ediney Espíndola da Costa (SESI/MT) - Graduado pela UFES, Especialista em Medicina do Trabalho pela UFMT, Especialista em Saúde Pública/Epidemiologia pela USP, especialista em Saúde da Família pela UFMT, Especialista em Perícia em Saúde pela UNILINS.

 

Mediadora:

Auditora-Fiscal do Trabalho Michele G Mendes, coordenadora de Projetos do Núcleo de Fiscalização do Trabalho da SRTb/MT

 

10h - Intervalo

 

10h15 - Painel II

Tema: “Trabalho em Altura”

 

Palestrante:

Arquiteto Marcelo Monteiro, especialista em Engenharia de Segurança, há 24 anos atuando em Segurança do Trabalho, professor em cursos de Segurança do Trabalho, consultor especializado em Engenharia de Segurança, sistemas de Gestão em SST, Instrutor técnico em Espaços Confinados (NR 33) e Trabalho em Altura (NR 35)

 

Debatedor:

Auditor-fiscal do Trabalho Bruno Davantel, coordenador de Projetos do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da SRTb/MT

 

Mediador:

Técnico de Segurança do Trabalho Antonio S.Leite Correa, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS