Qual é o arquétipo da sua empresa?

Mas, afinal o que é um arquétipo? Essa palavra vem do grego. Vem de arte. É o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo.
No campo empresarial, significa qual é o seu modelo de negócio que te faz ter uma proposta de valor original que te diferencia do mercado e faz com que a sua empresa fique fora da guerra de preço.
Utilizando a teoria do desing de serviço, existem 8 (oito) modelos ou arquétipos (modelo original a partir do qual outras cópias são feitas) definidos atualmente de maneira macro, são eles: 1) O Agregador, 2) A Barganha, 3) O Clássico, 4) O Confortável, 5) A Escolha Segura, 6) A Solução, 7) O Especialista e 8) O Criador de Tendências
É muito importante entender em qual a sua empresa encaixa. Entender também que ou você se colocou ali naquele modelo ou o mercado te percebe dessa forma e te colocou ali. Dessa forma podemos perceber se a empresa está no caminho certo lugar certo ou se temos que migrar para outro. Muitas vezes desses oito modelos pode ser que eu seja ou queira ser um deles. Como isso impacta na minha gestão? Perceba que cada modelo é diferente do outro. Muitas vezes existe um modelo principal na qual estou posicionado e tem um outro modelo de apoio. Importante mesmo e entender que tem diferenças entre os conhecimentos, habilidades e atitudes que serão exigidas da equipe para cada modelo.
1) O Agregador raramente produz alguma coisa. Pode até produzir como complementação ou quando vê uma oportunidade de negócio ou margem lucrativas interessantes. Mas geralmente está focado em demonstrar, expor e revender. EX: Amazon, mercado livre.
2) Barganha se estivéssemos falando de posicionamento puro e simples a barganha seria preço baixo então não espere muita coisa de nós além do preço baixo. Ex.: Atacarejo.
3) Clássico: Marcas sérias que estão no mercado a muito anos. Serviço personalizado. Atenção extrema aos detalhes. Deixam claro que nem todo mundo será cliente deles. Raramente irão atender um público de modismo, sempre estão e são clássico. Se mantem atualizado e são clássico. Alta qualidade com produtos feitos com os melhores insumos, fornecedores, possuem diversos certificados de qualidade e querem um cliente mais diferenciado querem e podem pagar pelo melhor. Ex.: Mercedes-bens, Ralph Louren.
4) Confortável: É os seu “sapato velho”, ou seja, como o nome já diz uma opção confortável. Não quero ter dúvidas não quero pensar, não estou com muito tempo dessa forma eu vou no que já conheço. Talvez não seja o melhor produto do mundo mas me atende. Não existe um exemplo, pois nesse caso cada um vai colocar o seu como quando pensamos em comida qual é o seu restaurante favorito?
5) Segurança: Quando o cliente tem que tomar uma decisão mais complexa. Geralmente é uma solução que tem um valor mais caro. Pode até ter outras alternativas mas não quero me preocupar. Durmo em paz se comprar esta marca. Ex.: Microsoft
6) Solução é quando o cliente terceiriza parte do processo. Quando precisa de algo complexo, quando coordenar muitas coisas, quando quer algo criado especialmente para ele e a sua empresa é a solução. Repare, não age como fornecedor e sim como um parceiro. Vamos fazer isto juntos. Ex.: Empresas de serviços como limpeza e etc.

7) Especialista: é quando o cliente tem um Problema específico que precisa de um diagnóstico correto e também de segurança do resultado. Não depende de você conhecer ou não o nome do especialista para tomar sua decisão. Mesmo sem nunca ouvir falar dele e você perguntar para outras pessoas e elas falam o mesmo nome você vai procurar por este especialista. Exemplos: Escritórios de advocacia, Arquitetos, Médicos, Dentistas e etc.
8) Criador de Tendências: Criam mercados e os outros os seguem, São inovadores e os clientes valorizam essa inovação. E exatamente o contrário aos modelo de conforto e segurança. Ex.: Apple.

Qual destes modelos de negócio define melhor o seu posicionamento?

Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com
 



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