Congresso de Atualização em Pediatria segue nesta quarta

Dinâmica e em constante evolução, a Medicina exige do médico a busca incessante por novos conhecimentos, independente de sua área de atuação. Com esse objetivo, cerca de 500 pediatras de Mato Grosso e de outros diversos estados participam até o próximo dia 25 da quarta edição do Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste (Capco), que é realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

“Toda a grade científica foi cuidadosamente escolhida para abranger as mais diversas áreas da pediatria. Eventos como este possibilitam uma rica troca de conhecimentos entre os envolvidos, pois além dos temas diversificados, aqui podemos encontrar tanto estudantes que estão começando sua caminhada profissional como médicos com 20, 30 e até 40 anos exercendo a Medicina”, ressaltou o presidente da Sociedade Mato-grossense de Pediatria, Rubem Couto.

O Congresso iniciou na terça-feira, com o curso “Imagenologia para o pediatra”, ministrado pelo médico radiologista e especialista em radiologia pediátrica, Antonio Soares, de São Paulo. Sua aula enfocou as principais doenças pulmonares, abdominais e urinárias que acometem crianças e a importância de o pediatra ter discernimento na escolha de qual método será o mais adequado para identificar o problema do paciente.

“É primordial o médico saber, a partir da investigação dos sintomas, se a ferramenta que ele precisa para chegar a um diagnóstico será um raio-X, ultrassom, tomografia ou uma ressonância magnética. Com a imagem certa, ele poderá indicar o melhor tratamento para seu paciente. Já o médico radiologista deve se atentar que a análise de imagens de uma criança é tem suas particularidades, não é igual ao de um adulto”, afirmou o radiologista.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quarta-feira (23), às 8h, dando sequência ao evento, o curso pré-congresso “High Lights em Nefrologia e Reumatologia Pediátricas”, abordará a atualização em hipertensão arterial, o desafio diagnóstico da bexiga neurogênica, condutas pós-natais em diagnósticos urológicos durante a gestação, e marcadores de auto-imunidade.

Ainda pela manhã serão promovidos dois simpósios: “Novas Tendências no Resgate das Crises de Rinite Alérgica” e “A importância do Ômega 3 no Desenvolvimento Infantil”. A programação vespertina começará com a abertura oficial do evento, seguida pela conferência “Cuidados com o RN prematuro tardio” e pelas mesas-redondas “Otorrinolaringologia: perda auditiva e distúrbios da fala” e “Neonatologia”.

Transtorno do Espectro Autista (TEA), neuroplasticidade e defesa profissional serão os temas das miniconferências que acontecerão na manhã de quinta-feira (24). Em seguida, uma mesa redonda tratará sobre desenvolvimento infantil e outra sobre manejo clínico em casos de emergência. Durante a tarde, os assuntos abordados serão infectologia, alergia alimentar e gastroenterologia. Para encerrar a programação deste dia, a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciana Rodrigues Silva, irá apresentar a palestra sobre Defesa da Criança e do Adolescente.

O último dia do Capco começa com as miniconferências sobre avanços na genética em Pediatria, problemas cirúrgicos comuns no consultório do pediatra e Zika vírus. Já nas mesas redondas, especialistas irão tratar sobre nutrologia infantil e temas comuns no consultório, como icterícia e asma. Durante a tarde, o congresso será encerrado com dois colóquios com os temas: “A ciência traduzida para o consultório, os 1000 dias e a programação metabólica” e “O que sabemos sobre o microbioma intestinal?”.

A programação detalhada do Congresso pode ser conferida no site: https://www.capco2018.com.br/programa.asp

O evento é promovido pela Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape), em parceria com as Sociedades Brasileira de Pediatria (SBP), do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso do Sul.

 

SERVIÇO

O QUE: Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste

QUANDO: 22 a 25 de maio

ONDE: Centro de Eventos do Pantanal 



INFORMES PUBLICITÁRIOS