Sem doação de medula óssea muitos poderão morrer

O Dia Mundial do Doador da Medula Óssea é comemorado no mês de setembro, a data com certeza é muito importante, mas aqui cabe um questionamento. Será mesmo necessário esperar um dia específico para praticar o bem ao próximo, já que doar é um gesto de amor? A resposta com certeza é não. Quando alguém decide ser um doador esta oportunizando que outras pessoas tenham a chance de continuar vivos, leva a esperança de continuar vislumbrando o futuro. Infelizmente a dificuldade para os pacientes encontrarem um doador compatível ainda é muito grande, por isso a regra é simples quanto mais pessoas doarem, mais chances de um paciente sobreviver.

A doação ou transplante de medula traz benefícios para o tratamento de aproximadamente 80 tipos de doenças, entre elas o câncer, patologia que mais tem levado pessoas a morte no mundo todo.

A falta de informação tem afastado muitas pessoas deste ato tão importante, muitos ainda pensam que a doação irá trazer danos a sua saúde, saiba que doar medula óssea traz benefícios e não implica em consequências para a sua saúde. Afaste este medo, abrace essa causa, lembre-se que a sua ação pode salvar vidas de pessoas com leucemia, anemias, linfomas, imunodeficiências e outras doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico.

Quando uma pessoa necessita de transplante, a primeira opção é buscar um doador compatível na família, sem sucesso entra em cena a figura do doador voluntário. Geralmente o doador familiar compatível será um irmão, neste caso o sucesso só ocorre em um quarto dos casos (1/4), depois disso só resta ao paciente consultar o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Por isso, sempre que um voluntário decide entrar na lista de doadores, as chances de alguém que precisa de medula óssea aumentam consideravelmente.

O medo e a falta de informação, ainda são tabus que precisam ser superados para quem pensa em ser um doador, muitos ainda confundem a medula óssea com a medula espinhal, e por isso ficam com receio de doar. As duas são bem diferentes. A medula óssea fica no miolo dos ossos, já a medula espinhal está localizada no miolo do canal vertebral e é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo.

 

Doação

É muito fácil ser doador, primeiramente é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde. Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Além do mais, a medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias, possibilitando assim que o doador se mantenha cadastrado podendo fazer nova doação caso outro paciente seja compatível.

Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito com anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. Procure agora o Hemocentro de sua cidade e faça o seu cadastro.

 

“Doar é uma sensação semelhante à de ser mãe, um ato de amor incondicional. É ser útil para alguém desconhecido cumprindo assim o mandamento, amar ao próximo como a si mesmo.”

Vamos fazer agora uma boa ação?

Sirlei Theis é advogada pública, foi vítima de violência doméstica e apoiadora de campanhas sociais, entre elas de Doação de Medula Óssea. E-mail: sirleitheis2017@gmail.com

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

Mais Vistas