Prevenção à prática de corrupção e integridade são discutidas em evento de Compliance
Na última semana Cuiabá esteve na rota do Alliance for Integrity, uma iniciativa global que promove diálogo entre os setores público e privado e reúne stakeholders que visam a prevenção à corrupção no setor privado.
Durante o evento ocorrido na última semana, o foco foi a capacitação de pequenas e médias empresas para auxiliá-las a aprimorarem, construírem e/ou melhorarem seus programas de integridade. Cuiabá é a sexta cidade do Brasil a receber esta capacitação, que já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
A iniciativa tem atuação global e é fomentada pelo governo alemão através da GIZ, empresa de cooperação alemã pelo desenvolvimento sustentável, na busca por um ambiente de negócios mais justo e íntegro, abrangendo países como Brasil, Gana, Índia e Indonésia.
Segundo a coordenadora do evento em Cuiabá, Ariadne Krehovski de Souza, no Brasil a discussão envolve primordialmente temas como a corrupção, integridade, ética e transparência. Primeiramente, foi realizado um debate com o tema “Boas práticas e condutas íntegras” e, em um segundo momento, a capacitação de um dia inteiro para pequenas e médias empresas. “Sempre fazemos ações coletivas, buscando engajar todas as partes para discutir sobre estes temas e desenvolver negócios. Não tratamos de questões políticas ou partidárias, mas promovemos o diálogo entre o público e o privado para que conversem e tracem soluções conjuntas”, explica.
Entre as ações da Alliance for Integrity estão os programas de treinamento prático na área de Compliance. O DEPE (De Empresas Para Empresas), por exemplo, forma grupos de trabalho voltado ao desenvolvimento de materiais, eventos e palestras para auxiliar principalmente pequenas e médias empresas que não tem acesso a recursos e/ou informações, além de capacitação de prevenção à corrupção. Segundo Ariadne, a Alliance encoraja seus participantes a compartilharem suas experiências em uma variedade de setores nos níveis local, regional e global. “Levamos ainda, por meio do diálogo, a oportunidade de discutir os desafios e desenvolvimento de soluções para tornar as condições do mercado mais equitativas”, conclui.
A Ausec, pioneira em Compliance no estado de Mato Grosso, foi uma das participantes da capacitação. Segundo o diretor da empresa, Wagner Figueiredo, eventos como esse permitem a troca de experiências com diversos setores, além de incentivar que mais empresas iniciem a implantação de programas de integridade. “É algo sobre o qual sempre precisamos falar, discutir e se necessário aprimorar em nossos Códigos de Conduta e Políticas Internas, que disponibilizamos em nosso site. As capacitações, discussões e acompanhamentos são de extrema importância, e estamos atentos a isso”, explica.