Operação da PF cumpre mandados de prisão contra contrabando de agrotóxico

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira(07) a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão na Operação Terra Envenenada que combate o contrabando, a adulteração e o comércio ilegal de agrotóxicos na região norte de Mato Grosso.

São cumpridos por 76 policiais, 16 mandados de busca e apreensão e outros 6 mandados de prisão, nos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná.

A investigação levantou que os bandidos compravam os produtos do Paraguai e realizavam o transporte por vias vicinais até o norte de Mato Grosso, contando com a conivência de agentes públicos.

Até chegar ao destino eles adulteravam os produtos misturando-os com agroquímicos permitidos ou inseticidas de preço baixo, revendendo a valores altíssimos para outros intermediários. Frequentemente, o produto também era repassado a grandes agricultores da região. Por meio de ameaças e coações, os suspeitos garantiam a adimplência dos clientes.

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de importação e transporte de substâncias tóxicas, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.