Sesc Balneário promove encontro com familiares do projeto Esporte Total

Familiares das duzentas crianças e jovens que participam do projeto Esporte Total, do Sesc Balneário, tiveram a oportunidade de conhecer o dia-a-dia das atividades na unidade. Durante as manhãs de dois sábados, 07 e 14 de julho, foram realizadas apresentações de coral e momentos de lazer para toda a família.


O encontro é uma forma de confraternizar e integrar a família, bem como mostrar como são as atividades dos jovens de 09 a 16 anos que participam do projeto, todos moradores dos bairros Pedra 90, São João Del Rey e entorno, na região sul de Cuiabá. O Esporte Total é realizado no Sesc Balneário de terça a sexta no contraturno das aulas. Ou seja, quem estuda de manhã participa do projeto à tarde e quem estuda à tarde participa do projeto pela manhã.


O projeto Esporte Total oferece atividades de iniciação esportiva como futsal, futebol society, voleibol, basquetebol, handebol e natação, além das atividades de recreação, APLES (atividades psicomotoras lúdicas e esportivas) e coral. “Nosso objetivo é dar oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de famílias com renda de até dois salários mínimos”, explica a instrutora Bruna Maciel.


Para o desenvolvimento do projeto foi feita uma parceria com a Polícia Militar, que faz o transporte dos bairros até o Sesc Balneário e depois de volta aos bairros. O soldado Divaldino Rocha Junior explica que a demanda para participar do projeto é grande porque o desenvolvimento dos jovens é bem significativo. Ele conta que a ocupação do tempo das crianças e adolescentes com atividades de lazer é muito boa para o desenvolvimento social. “Além disso, os pais sabem que eles estão num lugar seguro e com acompanhamento de profissionais”, comenta.


Nicolas Pereira de Souza, de 12 anos, conta que começou neste ano a participar do projeto e que ele adora vir para a unidade brincar e participar do coral. Mas o que ele mais gosta é de jogar futebol, atuando como volante e atacante. Ele estuda de manhã e de terça a sexta frequenta a unidade à tarde.


Já para o padrasto de Nicolas, Peres Michel de Alencar, morador do Pedra 90, a participação no projeto foi essencial. “É muito bom porque ele ficou muito mais versátil”, explica. “Dá para ver o quanto ele está mais empenhado no estudo e está com um comportamento bem melhor em casa”, finaliza.


O Esporte Total é desenvolvido desde 2009 pelo Sesc Balneário e já passaram pelo projeto dois mil participantes. Para participar, é preciso se inscrever em uma das Bases da Polícia Militar dos Bairros São João Del Rey e Pedra 90. Cada jovem pode ficar até a idade limite do projeto, independente de quando se inscreveu. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS