Parceiros se unem em feijoada para ajudar crianças com Espinha Bífida
A Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB/MT) estará realizando uma feijoada com gostinho de solidariedade. A 4ª Feijoada Solidária AEB, será realizada no dia 22 deste mês, às 12h, na sede da entidade localizada na Rua: Arara, Qd 40, Nº 40, Bairro: Recanto dos Pássaros, em Cuiabá.
A animação da tarde fica por conta do “Samba Muleke”, e da banda de pagode gospel “Compromisso Maior”.
A associação auxilia muitas famílias que são de baixa renda e possuem mais de um filho. No total a entidade presta apoio a cerca de 160 pessoas de diversos municípios do Estado Mato Grosso.
Por isso, toda a renda arrecadada com o evento será utilizada para a compra de remédios, sondas e fraldas (BigFral). As crianças que têm a patologia precisam usar fraldas descartáveis, sondas de alívio, e medicamentos que chegam a R$ 250. Além disso, eles precisam tomar a vacina leuprorrelina para puberdade precoce que custa em torno de R$ 6 mil.
Abimael Costa Melo, presidente da associação, afirma que a entidade tem diversas carências, ele tem uma filha de 12 anos que nasceu com espinha bífida. “A AEB/MT necessita de muitos parceiros, a entidade é mantida por voluntários. Precisamos de pessoas que possam colaborar com as necessidades que a associação tem diariamente”, afirma.
A espinha bífida, também conhecida como espinha bifurcada, é definida como uma malformação congênita causada por uma ausência de fusão das estruturas embrionárias da linha média (tubo neural embrionário). Esta patologia trata-se de uma das lesões da medula espinhal mais comumente observada, podendo afetar toda a extensão da mesma.
No caso da espinha bífida, é gerado um cisto, uma vez que o tecido nervoso salta pelo orifício causado pela malformação, deixando a medula espinhal sem proteção.
Não tem cura, porém é fundamental que os pais recebam orientação quanto à forma que devem tratar a criança portadora dessa deformidade, para que a mesma seja estimulada e o agravamento do quadro evitado.
A associação atende de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h. Telefone para contato: (65) 3663-3745 / (65) 99940-5027 ou (65) 99959-1562
Doações em dinheiro podem ser feitas na conta da instituição - Ag.: 8687-8 - C/C: 39086-0 Banco do Brasil – Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso.