Operadores do Direito elogiam palestras sobre Constructivismo e Precedentes

As palestras sobre a aplicação da Escola do Constructivismo Lógico-Semântico e as provas na ordem dos precedentes nos Tribunais ministradas pela professora doutora Fabiana Del Padre Tomé (PUC/SP) e o editor-chefe da Thoth Editora Bruno Fuga, na última sexta-feira (10 de agosto), foram elogiadas por operadores do Direito.

O evento foi realizado pela Escola Superior do Ministério Público em parceria com o Núcleo de Estudos Científicos sobre as Vulnerabilidades da Faculdade de Direito da UFMT e o Ministério Público Estadual; além da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, cujos alunos Vinícius Nascimento de Souza e Hellen Karla de Arruda Pereira fizeram a recepção ao público.

“Agradecemos aos nossos parceiros pela oportunidade. Ao Núcleo por tratar de direitos das pessoas que são invisíveis à sociedade; à Associação do MP, pois graças a ela a Fundação existe; e ao CEAF, que é o órgão voltado para o aperfeiçoamento profissional. Vocês nos ajudam a construir conhecimento”, destacou o diretor da FESMPMT, Joelson de Campos Maciel, que representou o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo.

A coordenadora do Núcleo da UFMT, professora e juíza de Direito Amini Haddad Campos destacou que o público teve a oportunidade de conhecer melhor a linguagem na construção do direito. “A construção nesse mundo jurídico se dá a partir de certos instrumentais. Nós tivemos aqui excelente palestra da professora Fabiana com relação às provas, como conduzir as provas e quais são as justificativas processuais, os pontos específicos para esse debate na manifestação do autor, do réu. Ainda há problemas jurídicos que vão precisar de maturidade para serem de fato consolidados”.

Oportunidade de crescimento

Sobre as palestras, a advogada Audria Lúcia Batista Miserendino, que cursa pós-graduação em Direito Tributário, afirmou que as explanações foram esclarecedoras e ajudarão muito no dia a dia. “A palestra foi extremamente engrandecedora, faz a gente admirar cada vez mais essas pessoas jovens, cheias de vontade em compartilhar o conhecimento delas. Agradeço muito o convite”.

Para a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues, foi um momento privilegiado. “Eu me sinto feliz por ter vindo escutar dois professores doutores que dominam a área deles, a tributária. Foram assuntos extremamente pertinentes a todas as áreas de atuação do operador jurídico, que é a questão da prova e dos precedentes”.

A procuradora do estado Flávia Beatriz Correa da Costa sublinhou que as palestras trataram de temas atuais de forma prática. “Quem não veio, perdeu. Foi uma oportunidade de excelência, de aprendizado e de troca de visão”.

Composição da mesa

Compuseram a mesa de honra o diretor da FESMPMT, representando o procurador-geral de Justiça, Joelson de Campos Maciel; a coordenadora do NEVU-FD/UFMT, professora e juíza de Direito Amini Haddad Campos; o professor doutor da UFMT, Valério de Oliveira Mazzuoli; o diretor da Escola Superior de Advocacia, Bruno Devesa Cintra; o presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público, Roberto Aparecido Turin; o coordenador do Centro de Estudos (CESA), Wagner Cezar Fachone; além dos professores convidados: a professora doutora Fabiana Del Padre Tomé (PUC/SP) e o editor-chefe da Thoth Editora Bruno Fuga.

Ao final, foi realizado o lançamento do livro “Temas Atuais à Luz do Constructivismo Lógico-Semântico” construídos com diversos autores, entre eles os palestrantes e a juíza Amini Haddad que autografaram as obras adquiridas pelos presentes. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS