Operação da Polícia Federal combate tráfico de drogas
Desde as primeiras horas da manhã(05) que a Polícia Federal (PF) desencadeou a "Operação Escalada" contra tráfico de drogas desarticulando a organização criminosa voltada ao tráfico internacional de cocaína.
As investigações estão acontecendo há 10 meses com foco em Cuiabá. Foram apreendidos 3.716 kg de pasta base de cocaína, além de uma aeronave bimotor e diversos veículos utilizados no transporte da substância ilícita ou adquiridos com valores provenientes do tráfico.
A droga era obtida na Bolívia, e vinha por meio de aeronaves que pousavam em pistas clandestinas em variados pontos de Mato Grosso. Durante a fase de investigações, foram lavrados 8 autos de prisão em flagrante. A operação resultou na prisão de 9 pessoas.
Só hoje estão sendo cumpridos 42 mandados judiciais, sendo 4 de prisão preventiva, 14 de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão.
As ações, ainda em andamento, ocorrem em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio de Leverger, Poconé, Cáceres, Rondonópolis, Alto Araguaia, Corumbá/MS, Manaus/AM, Paulinia/SP, Bauru/SP, Uberlândia/MG e Vilhena/RO.
A 7º Vara Federal Criminal em Cuiabá determinou ainda o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens.
O nome da operação é em razão de alguns dos principais investigados terem experimentado um grande aumento patrimonial em tempo reduzido sem qualquer ocupação lícita.