PF cumpre mandado em MT em Operação Capitu – nova fase da Lava Jato

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira(09) que policiais federais estão cumprindo 19 mandados de prisão temporários e 63 de buscas e apreensões em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Essa operação foi batizada de Capitu e é ma nova fase da Lava Jato. Já foram presos o vice-governador de Minas Gerais e ex-ministro da Agricultura do governo Dilma, Antonio Andrade e o empresário Joesley Batista, sócio da JBS, acusados de lavagem de dinheiro.

Em Mato Grosso, o alvo é o deputado federal eleito Neri Geller (PP-MT), que foi ministro da Agricultura de março a dezembro de 2014, durante o mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

Essa operação é investiga esquema de supostos pagamentos de propina por parte da JBS para servidores públicos e políticos que atuavam direta ou indiretamente no ministério da Agricultura em 2014 e 2015, quando Antonio Andrade era ministro, no governo Dilma onde teriam sido aplicadas medidas que beneficiassem a JBS, em detrimento dos concorrentes do grupo.

A Polícia Federal levantou que a JBS teria pago R$ 2 milhões, por exemplo, pela regulamentação da exportação de despojos e R$ 5 milhões pela proibição de um remédio para parasitas de longa duração.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS