Papai Noel Pantaneiro realiza natal dos ribeirinhos pelo 8º ano consecutivo
Desde 2010, o historiador Clóvis Matos, o Papai Noel Pantaneiro realiza a distribuição de brinquedos, livros, roupas, calçados e diversas doações recebidas das arrecadações realizadas ao decorrer do ano. Muitas são as empresas e sociedade civil organizada que se mobilizam por meio dos pontos de coletas voluntários espalhados pela capital de Mato Grosso para auxiliar o projeto.
Foram mais de 4mil crianças ribeirinhas beneficiadas em localidades de difícil acesso, no interior e no entorno do Pantanal. Neste ano,o Papai Noel Pantaneiro esteve em mais de 40 comunidadesdeSanto Antônio-MT/Porto de Fora/Mimoso e Barão de Melgaço-MT, sendo possível com apoio dos moradores dessas regiões. “Eles ficam esperando nossa chegada”, comenta.
Clóvis Matos ocupa o posto do Papai Noel mais cuiabano da capital no Shopping Três Américas há 13 anos para auxiliar seu projeto Inclusão Literária criado em 2005, que distribui livros para crianças pantaneiras e de outras regiões do estado durante todo ano. Ele inicia sua chegada ao Shopping em meados de novembro e encerra seu trabalho na véspera natalina, de onde já sai com as doações para as regiões do Pantanal. Como são muitas comunidades, o Papai Noel não consegue realizar toda distribuição em um único dia, permanecendo na região por uma semana.
O projeto conta com o patrocínio da ENERGISA, Shopping Três Américas, e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com o suporte em 2018, da Associação das Mulheres de Negócio e Profissionais de Cuiabá (BPW- Cuiabá- Business Professional Women), que tem como presidente, a Senhora Zilda Zompero (Eletro Fios).
“Quando vou para o Pantanal consigo descansar, esqueço todo cansaço dos dias que passei dentro do Shopping e me aventuro por essas regiões. Nada paga a felicidade de ver a alegria e o sorriso dessas crianças”, diz.
Inclusão Literária e Papai Noel Pantaneiro
Clóvis Matos desenvolve trabalhos de incentivo à Leitura, viajando pelo Estado de Mato Grosso e até fora dele para distribuir, gratuitamente, livros para o povo, desde 2005. E, como suporte a este projeto, atua como Papai Noel nos fins de ano, como fonte de renda para que seu projeto não pare.
Na edição do Papai Noel Pantaneiro de 2017, foram visitadas 38 comunidades, e entregues mais de 2800 pacotes com brinquedos além de um grande número de roupas, calçados e alimentos.E, a demanda não para de crescer, para a edição de 2018 foram visitadas mais de 44 comunidades, o que aumentou a população atendida em mais de 1000 crianças.
Em 2018 o historiador Clóvis Matos recebeu o convite daBienal Internacional do Livro de Pernambuco para realizar exposição, distribuição gratuita em todo trajeto e Cuiabá à Recife e venda de livros em sua Kombi, onde uma pequena parcela foi custeada pela iniciativa privada e a maior parte das despesas, com recursos próprios. Convite este que já está confirmado para outubro deste ano.
Todos os meses, um domingo ao mês, o projeto Inclusão Literária permanece no estacionamento da Sinuelo Cuiabá (Rodovia BR-364 Km-395 - Distrito Industrial) e toda quarta-feira no Colégio Master (Av. Fernando Corrêa da Costa, 255 - centro, Cuiabá – MT) em período integral.