Comissão convoca secretário Júlio Modesto

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai convocar o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, para apresentar informações referentes à previdência estadual. O requerimento para convocação foi proposto pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), durante sessão de instalação da comissão, nesta quarta-feira (29).

“Precisamos discutir a previdência em Mato Grosso. Há um déficit muito grande nas contas do estado e temos que equilibrá-las para que os servidores tenham tranquilidade em suas aposentadorias. Considero fundamental que o secretário Júlio Modesto compareça a essa comissão e nos apresente os planos do governo do estado para esse setor”, declarou Maluf, que é vice-presidente da comissão.

O requerimento foi aprovado por todos os membros presentes e a data para comparecimento do secretário será marcada posteriormente.

Saúde

Durante a primeira reunião de trabalho da comissão, Guilherme Maluf, que é médico, também chamou a atenção para a necessidade de debater a saúde do estado e de propor soluções para os problemas que prejudicam muitos mato-grossenses.

Nesse sentido, apresentou outros dois requerimentos, sendo um para que os membros da comissão visitem o Hospital Adalto Botelho e outro para que a comissão convide a diretora da Escola de Saúde Pública a compartilhar informações sobre o funcionamento da instituição.

A situação das unidades foi levantada inicialmente pelo deputado Allan Kardec. Segundo o parlamentar, há dois anos a Escola de Saúde Pública não certifica nenhum curso de especialização e de extensão para os profissionais da saúde de Mato Grosso.

“O bom funcionamento dessas duas unidades é muito importante para os cidadãos mato-grossenses. Em relação à Escola de Saúde Pública, sugiro que a comissão convide a atual diretora a comparecer em uma das reuniões e que apresente uma emenda para garantir mais recursos à unidade. Quanto ao Hospital Adalto Botelho, que já foi referência em saúde mental do estado, acho importante que eu e os demais parlamentares que compõem essa comissão façamos uma visita in loco para verificar sua situação”, acrescentou Maluf.

O funcionamento das academias ao ar livre foi outro tema abordado durante a reunião. Guilherme Maluf chamou a atenção para a necessidade de regulamentação dos espaços, levando-se em conta suas especificidades e defendeu a instalação de placas para orientar os usuários sobre como utilizar os aparelhos da forma correta.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS