Família de criança com câncer raro pede ajuda para custeio do tratamento
João Monjardim é uma criança de 3 anos que tem um tipo de câncer extremamente agressivo e que pode ser tratado apenas nos Estados Unidos. A criança, que mora em Vitória, no Espírito Santo, é sobrinho da cirurgiã-dentista Fernanda Fabris e do servidor público Leandro Cesário, ambos moradores do município de Nova Ubiratã, em Mato Grosso.
Segundo Fernanda, ele foi inicialmente diagnosticado como um tumor cerebelar, chamado de tumor ectodérmico primitivo de alto grau de malignidade. A raridade dele é que foi descoberto que ele não se enquadra em nenhum tipo desse tumor. “A identificação parcial foi feita aqui no Brasil e, após essa identificação, o material foi enviado aos EUA para que lá fosse feita uma classificação molecular, onde o tumor foi denominado B-Cor. Essa denominação foi descrita em literatura médica apenas em 2016”, explica a tia do menino.
Renato Fabris, pai de João, é médico e explica que o tratamento do filho é longo, complexo e requer alto investimento financeiro. “O tratamento custa cerca de 300 mil dólares, ou seja, mas de 900 mil reais. Para conseguirmos custeá-lo, criamos uma página de financiamento coletivo e uma no Facebook chamada ‘Save João’, onde as pessoas podem ajudar com doações”, revela. Pela rede social, os familiares também fazem atualizações frequentes sobre o estado de saúde do menino.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Ubiratã, Wellyngton Tavares, tomou conhecimento da história de João através da tia do menino, que mora no município. Comovido com a situação da criança, ele entrou em contato com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT pedindo um auxílio para que a entidade encabeçasse uma campanha de ajuda ao João junto a todas as Associações Comerciais do estado. O pedido foi prontamente aceito pelo presidente da FACMAT, Jonas Alves. “Esperamos conseguir ajudar da melhor forma possível, envolvendo a população de todas as cidades onde existe uma Associação Comercial. Juntos, podemos contribuir bastante para a busca da cura do João”, disse.
Quem desejar fazer uma doação pode acessar a página do financiamento coletivo no endereço www.gofundme.com/29x54g4ou fazer um depósito no Banco do Brasil:
Renato Gargano Fabris
Agência: 0079-5
Conta Corrente: 6166-2
CPF: 271.788.228-64
Quem quiser mais informações, pode ligar no número (66) 99665-6922 - falar com Fernanda Fabris.