Reportagem de Fantástico denuncia 3 faculdades de MT que estariam fraudando o ENADE
Uma reportagem exibida pelo Fantástico ontem(16) apontou que as Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão) localizada em Várzea Grande, a Fauc (Faculdade Cuiabá) e Cândido Rondon, ambas em Cuiabá teriam fraudado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade que avalia os cursos de nível superior oferecidos no país. O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O objetivo é avaliar as próprias instituições de ensino tanto públicas quanto particulares.
A prova fraudada é porque foram feitas por estudantes veteranos que já tenham cumprido 80% do curso. A direção dessas faculdades deu um jeito de garantir que só os bons alunos fizessem o Enade para garantir a nota e ainda apressou a formatura dos alunos mais fracos, que poderiam abaixar a nota média.
De acordo com o Fantástico Maria Aparecida Enis Andrade, diretora das três faculdades teria dito como os professores deveriam proceder. "Tem que parar tudo e só intensificar Enade", diz ela em um trecho do diálogo exibido na reportagem.
Para o Fantástico, um professor que trabalhava em uma das faculdades em 2018, confirmou a fraude por determinação da diretoria e estudantes também confirmaram.