⁠⁠⁠Paciente de Hepatite B e C podem agendar acompanhamento na Vigilância

Os pacientes de Guarantã do Norte, Hepatite B e C podem agendar acompanhamento na Vigilância Sanitária do município.

 

Segundo Eliamarta Costa em Guarantã do Norte são mais de mil pacientes de Hepatite Crônica no município, os pacientes irão passar pelo médico e fazer o acompanhamento com exames complementares.

 

“E muito importantes o acompanhamento, pois a Hepatite pode se tornar numa cirrose no fígado ou câncer, com o acompanhamento e a medicação correta o problema pode ser evitado”, disse Eliamarta.

 

Hepatite B e C

 

São doenças causadas por vírus que atacam o fígado da pessoa. Os vírus da Hepatite B são transmitidos por meio de relações sexuais, transfusões com sangue contaminado e de mãe para filho através da placenta. Os sintomas da hepatite B incluem icterícia, febre, dores de cabeça, náuseas, vômitos e dores musculares.

 

A doença pode se tornar crônica em cerca de 10% das pessoas infectadas e provocar cirrose e câncer de fígado.

 

Os vírus da Hepatite C foram descobertos em 1989 e são transmitidos como os vírus da hepatite B. A doença geralmente é assintomática, mas alguns indivíduos podem desenvolver icterícia e ser acometidos por dores de cabeça e de garganta, vômitos e fadiga. O maior perigo é a doença evoluir para cirrose hepática, além do risco de câncer de fígado. No Brasil, estima-se que 3 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus da hepatite C.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS