Governo Federal confirma recursos emergenciais para aeroporto

Uma comissão formada por diretores da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) esteve em Sinop, nessa terça-feira (11), para vistoria no Aeroporto Municipal Presidente João Batista de Figueiredo. Segundo Eduardo Bernardi, diretor de investimentos em aeroportos regionais da SAC, a ideia era olhar a estrutura do aeroporto e verificar quais investimentos terão que ser feitos para uma adequação a curto prazo.

“Não são aqueles investimentos maiores que estamos prevendo, mas são investimentos a curto prazo para melhorar a capacidade do aeroporto e em especial proporcionar operações por instrumentos, que hoje é requisito das empresas aéreas para continuidade e ampliação das operações”, afirmou o diretor.

Durante a vistoria, Governo Federal, Estado e Município estabeleceram parceria visando melhorias no aeroporto. “A princípio o governo federal vai entrar com recursos da ordem de R$ 7 a R$ 8 milhões de reais e a ideia é que isso esteja disponibilizado já no segundo semestre, o Governo Estadual vai entrar com a parte da cerca e sinalizações em parceria com o Município. Um entra com materiais e outro com a mão de obra”, explicou Eduardo Bernardi.

A parte da adequação dos projetos para garantia dos recursos também será feita pela Secretaria de Aviação Civil. “A SAC já tem os projetos do aeroporto prontos, eles vão ser reajustados para que seja definido quem faz o que. A ideia que a gente tem é os projetos definidos até o final de junho para que até agosto a gente consiga liberar os recursos do PAC e as licitações das obras”.

O secretário adjunto da Sinfra, Rogério Ribeiro Arias, acompanhou a vistoria e disse que a secretaria estadual irá estabelecer um cronograma para que a parceria seja efetivada. “A SAC está disponibilizando os projetos, em cima desses projetos, a gente vai fazer um cronograma das ações onde a Prefeitura vai entrar com a execução de alguns serviços, a Sinfra vai disponibilizar material para fazer cerca e outros produtos que a gente venha fazer também. Basicamente a questão do balizamento da pista e também a infraestrutura”, asseverou o adjunto.

A vistoria atende a um pedido da administração municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. Desde o início do ano, tanto a prefeita Rosana Martinelli (PR), como a secretária da pasta Ivete Mallmann, tem buscado parceria junto com Estado e Governo Federal para garantir recursos para melhorias no aeroporto municipal.

“A prefeita já determinou que o aeroporto é prioridade da gestão. Diante disso, estamos acompanhando passo a passo todos os processos necessários para garantir essas melhorias. Estivemos em Brasília e reunidos com o Governo do Estado e essa vistoria foi para atender um pedido nós. Estamos satisfeitos e vamos acompanhar para que essas ações se concretizem”, finalizou a secretária.

Homologação de equipamentos
A homologação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e dos Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI), que já estão instalados, ela é feita pelo DECEA e o processo está sob análise do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), em Manaus. “São processos paralelos e os dois processos estão em andamento”, esclareceu Eduardo Bernardi.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS