Projeto Pensando Grande para os Pequenos terá circuitos empreendedores nos municípios do Estado
Durante a abertura da Feira do Empreendedor 2019, na noite de quinta-feira, 26/09, no Centro de Eventos do Pantanal, foi assinado um termo de cooperação para o desenvolvimento do empreendedorismo em Mato Grosso, firmado entre o Sebrae e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e instituições parceiras, Desenvolve MT , Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Ao abrir oficialmente a 11° edição da Feira do Empreendedor, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MT, Jandir Milan, destacou que Empreendedor atende a um contingente grande de empreendedores que já estão trabalhando, mas que querem crescer e expandir os negócios e aqueles em busca de oportunidades.
Sobre a parceria, reforçou que se trata de uma política pública da maior importância que chega num momento bastante propício, quando a Lei da Liberdade Econômica desburocratiza a abertura de empresa, flexibiliza regras trabalhistas e elimina alvarás para atividades de baixo risco.
O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Junior, representando o governador Mauro Mendes, enfatizou que o governo de Mato Grosso estará sempre junto com o Sebrae nos projetos de estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico e citou capacitação para os pescadores profissionais.
Disse ainda que assinatura de contrato com a Bolívia para fornecimento de gás, o que segundo ele, é um marco para o desenvolvimento de Mato Grosso.
O projeto Pensando Grande para os Pequenos prevê a realização de circuitos empreendedores nos municípios de Mato Grosso. O projeto, desenvolvido pela Sedec é calcado em seis eixos: governança e legislação; crédito e mercado, formação empreendedora, inteligência e tecnologia, arranjo inovação e produtividade, cultura e turismo.
Em Mato Grosso, os pequenos negócios representam 89% das empresas, contribuem com 35% do Produto Interno Bruto (PIB), geram 66% dos empregos e 60% dos salários pagos.
São quase 80 mil micro e pequenas empresas e mais de 155 mil empreendedores individuais em Mato Grosso.
A Feira do Empreendedor, de 26 a 28 de setembro, das 15h às 21h, reúne uma intensa programação com entrada é gratuita para todas as atividades. Por isso, o acesso às salas de palestras e oficinas será feito por ordem de chegada, conforme o limite de vagas estabelecido e capacidade das salas e auditórios. A expectativa de público é de 4,5 mil pessoas por dia.
O evento é uma realização o Sebrae, em parceria com o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com apoio da Fiemt, Sesi e Senai. Programação completa no site www.feiradoempreendedormt.com.br. Mais informações: 0800 570 0800.