Festival de Cerveja Artesanal comprova crescimento do mercado
Apesar da recuperação lenta da economia, existe um mercado que está em franco crescimento no país, o das cervejarias artesanais. Em Mato Grosso, por exemplo, esse universo já conta com mais de 15 cervejarias, espalhadas por várias regiões. A maior parte delas estará presente no 2ª Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso, que acontece no sábado (30 de novembro), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).
As cervejarias artesanais estão de olho em um público crescente de consumidores que buscam produtos de maior qualidade e que ofereçam diferentes sensações. Por ser produzida em menor escala, a cerveja especial possibilita a criação de sabores diferenciados, combinando variados ingredientes, tradicionais ou não. É o que faz com que o Festival possa oferecer dezenas de estilos de cervejas produzidas no estado. Para facilitar a degustação, o evento contará inclusive com copos personalizados e fracionados, nas quantidades de 100ml, 200ml e 300ml.
Além de estilos inéditos que estão sendo preparados pelas cervejarias participantes, o público poderá apreciar as quatro cervejas vencedoras do 1º concurso do festival, realizado em julho deste ano, que estarão sendo lançadas no evento. Já para quem gosta de beber e degustar, a praça de alimentação oferecerá opções de harmonização no cardápio.
A programação musical também será variada, com atrações para diferentes gostos, como o cantor Pescuma, o grupo Camerata e as Endorphina e Heróis de Brinquedo, isto entre os locais. Já o show principal será com ninguém menos que a banda paulista Ira!, que traz um show repleto de sucessos de seus mais de 30 anos de carreira. O local contará ainda com um espaço kids para diversão das crianças.
Mercado
Já bastante difundida em países como Estados Unidos e da Europa, a cultura da cerveja artesanal é cada vez mais difundida no Brasil, onde os consumidores têm se mostrado mais exigentes em relação à qualidade e variedade do produto. Isso tem feito com que aumente substancialmente o número de pequenas cervejarias. Em muitos casos, a produção começa de forma caseira, no “fundo do quintal”, e acaba virando um negócio.
Em Mato Grosso, alguns dos mais novos cervejeiros são Waldevan Barcelos de Paula e Rodolfo da Silva Varela, proprietários da LaCerva, iniciada em abril deste ano. É um mercado em ascensão, analisa Waldevan. “Às vezes a gente não consegue atender a demanda dos clientes. O mercado é crescente na nossa região e tem surgido várias novas”. As pessoas estão em busca de sabores diferentes. “Até há pouco tempo a cerveja para nós era tipo Pilsen, então o pessoal começou a partir para Puro Malte e agora estão querendo outros estilos, com frutas, mais amargos, diferentes mesmo. No nosso bar, temos 6 a 8 estilos toda vez. O pessoal vai lá para isso, para experimentar, para conhecer, para provar”, conta.
Para Janaína Boz, sócia-proprietária da Cervejaria Alpner, de Tangará da Serra (MT), as pessoas estão atrás, em primeiro lugar, da qualidade do produto, depois consequentemente da variedade. “Aqui em Mato Grosso isso ainda é muito novo, estamos num processo de catequização do público, para que entendam um pouco melhor o que é a cerveja artesanal”, observa. Segundo ela, há lugares em que essa cultura já está bem difundida. “Venho de Santa Catarina e lá a gente já vive isso há mais de dez anos. Tem muitos bares específicos de cerveja artesanal, é muito comum”.
O mestre cervejeiro da Louvada, Gregório Ballarotti, explica que houve um crescimento no número de cervejarias artesanais e também de consumo no estado, destoando do resto do país. “No Sul e Sudeste o volume em relação ao ano passado ficou estagnado. O que vem acontecendo bastante é o surgimento de novas cervejarias, especialmente Brewpubs (bares de cervejarias)”, diz. O motivo, para ele, é que essas regiões foram mais impactadas pela crise econômica, o que foi um pouco diferente de Mato Grosso. “No Centro-Oeste, na verdade, a gente teve um crescimento de venda também, além do aumento do número de cervejarias”. Um dos motivos, para ele, é que o estado não sofreu tanto com a economia em baixa, outro é o fato de ser um mercado novo. “Não é só uma cerveja, ela traz junto qualidade, conhecimento cultural, experiências novas para o consumidor”, analisa.
Serviço
O 2º Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso é organizado pela Up Eventos. A venda de ingressos acontece pelo site Tech Tickets, na Casa de Festas (shoppings Goiabeiras e Pantanal), em todas as cervejarias participantes e nos empórios: Serra Grande, Monges e Empório 87, em Cuiabá. A entrada custa R$ 50 (meia) + 1kg de alimento não perecível.