Nutricionista dá dicas de como montar a lancheira das crianças na volta às aulas

O período de volta às aulas começou e com o dia a dia cada vez mais corrido dos pais ou responsáveis fica difícil não recorrer a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças. 

 

Transformar os lanches escolares em opções mais saudáveis e nutritivos requer alguns cuidados na preparação e conservação dos alimentos, como explica a nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak. “Os pais devem dar preferência para as lancheiras térmicas e bem fechadas para manter os alimentos mais conservados”, explica.

 

A nutricionista ajuda na tarefa de escolher os melhores ingredientes para compor uma dieta balanceada para as crianças, com sugestões simples, rápidas e eficazes. Uma das primeiras dicas da profissional é preparar sucos naturais pouco antes de enviar a criança para a escola, para que não perca os nutrientes. O mesmo serve para os sanduíches naturais.

 

“Os sucos naturais não podem ser guardados por muito tempo, por isso, aconselho sempre a preparar um pouco antes de a criança ir para a escola e, claro, dar preferência aos sucos naturais. Caso não seja possível, deve-se optar pelos sucos sem adição de açúcar ou sem conservantes”, indica Stasiak.

 

Segundo a nutricionista, é possível preparar opções mais saudáveis e interessantes para as crianças, por exemplo, uma salada de frutas cortando os alimentos em formato de desenho, deixando com uma aparência lúdica e ainda acrescentar granola, aveia e mel. A fruta indicada é aquela em que a criança já está familiarizada, para não correr o risco de não comer e ficar desconfortável.

 

“Os pais devem ficar atentos na hora de montar a lancheira para não incluir alimentos que a criança não conheça, já que ela não deve experimentar na escola, porque caso não goste, não irá se alimentar”, lembra.

 

Ela orienta também a incluir carboidratos integrais, proteínas e oleaginosas, contribuindo para uma dieta equilibrada das crianças e a evitar o consumo de calorias vazias, aquelas ricas em açúcares, que elevam a glicemia e não alimentam, como é o caso de pirulitos, balas e chocolates.

 

Outras opções, sugere Gláucia, são os biscoitos e torradas integrais, que já vêm em pacotinhos individuais. "São perfeitos para os lanches e nos sanduíches, colocar alimentos com menor teor de água, como os queijos prato, mussarela e minas, por exemplo, e evitar os com recheios que podem estragar mais rápido, como o atum, presunto e ovos”, afirma a nutricionista, que aponta também que os sanduíches devem ser embalados em papel alumínio ou filme, antes de ser inseridos na lancheira.

 

Outra dica é variar os alimentos para que não se tornem repetitivos e enjoativos e caso a criança consuma salgados na escola, os pais devem ensinar aos filhos a dar preferência aos assados, como pão de queijo, tortas, esfirra e evitar alimentos gordurosos e os refrigerantes. Além disso, incentivar a criança a ingerir água ao longo do dia também contribui para um desenvolvimento mais saudável. "Colocar uma garrafinha de água ou até mesmo água de coco ajuda no maior consumo de líquidos”, finaliza a nutricionista. 

 

Todos os alimentos citados podem ser adquiridos nas unidades do Fort Atacadista Mato Grosso, que está presente nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na avenida da FEB, em Várzea Grande.



INFORMES PUBLICITÁRIOS