Da luz dos teus olhos
Hoje, em tom diferente de crônica, desta vez mais em verso do que em prosa, presto a minha admiração e tributo a todos os humanos que mantêm a generosidade do Amor a dois ao longo de toda uma existência, em bonita entrega e partilha de vidas, numa sociedade que, em função do fator material pela sobrevivência, separa corpos e almas.
O Dia dos Namorados em Portugal é celebrado a 14 de fevereiro (na passada sexta-feira), dia de S. Valentim, padroeiro dos namorados, enquanto que no Brasil a celebração ocorre a 12 de junho.
Assim, deixo-vos um poema de Amor, intitulado Da luz dos teus olhos, da minha autoria, escrito há mais de uma década, já publicado em jornais, revistas e antologias. Foi dedicado, na altura, a uma pessoa que, passado um ano, voou para o outro lado do Universo. Agora, aproveito para universalizar o texto , dedicando-o a todos os seres humanos possuídos pela graça do Amor como um dos sentidos concretos da vida. Porque amar – o verdadeiro Amor – é uma missão. Bonita missão, aliás!
Bebo a luz nas fontes de poeira cósmica
Que faz circular a vida pelo Infinito Ser.
São partículas do Tudo – ao mesmo tempo, Nada –,
Átomos de virgindade coletiva – na verdade, o Homem-Só.
Partículas que entontecem
E que enfurecem
A íris dos teus olhos – a órbita do mundo,
E que rasgam a escuridão dos montes calvos,
Como lábios taciturnos e perdidos
No beijo vácuo.
Mas é na íris dos teus olhos que está o centro do Universo,
Onde a partícula originária foi desenhando a face da Terra,
Um rosto de menina,
E que brilha,
Como pavio de lume enfeitiçado.
E, assim, os teus olhos rodopiam e tilintam nos meus, como pássaros,
E os meus tilintam e rodopiam com os teus,
Numa festa de vaivéns, fogo colorido, luz humana –
Arco-íris, leveza sustentável da energia.
José Carlos Pereira é poeta, escritor e jornalista português, residente em Portugal. É membro fundador (e ativo) de várias agremiações culturais, incluindo a Associação José Afonso, com sede em Setúbal, e fundador e mentor do bem sucedido movimento cultural Tertúlias Itinerantes. Licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, de Lisboa, tendo frequentado o Mestrado em Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e colaborador do site Na Pauta Online.

 
                                                                     
                



