Caminhão do NOSSA ENERGIA participa do Ribeirinho Cidadão em Poconé
O caminhão do projeto "Nossa Energia" continua com a sua participação na 13ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão. No dia 07 de março, a unidade móvel estará em Poconé, a 250 km de Cuiabá, para levar informações sobre consumo consciente, realizar a troca lâmpadas antigas por lâmpadas LED e cadastrar clientes no programa “Tarifa Social de Energia”.
A ação realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública leva cidadania a populações ribeirinhas, muitas delas isoladas e distantes do alcance de serviços públicos essenciais. O caminhão ficará estacionado no SESC Poconé, localizado na Av. Generoso Ponce, s/nº, Centro. O atendimento ocorre sempre em horário comercial, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Troca de lâmpadas - Para a troca só é preciso ir até o local onde a unidade móvel da Energisa está estacionada e levar lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas para serem trocadas pela mesma quantidade lâmpadas de LED novas. È possível trocar até 6 lâmpadas por residência, para ter acesso ao serviço gratuito é preciso ainda ter em mãos RG, CPF e uma conta de energia. Importante: podem participar clientes com baixo consumo de energia.
Cultura - Além de proporcionar serviços gratuitos a comunidade mato-grossense caminhão também dá forma a um palco para uma peça de teatro. Quem for ao local, em que o caminhão “Nossa Energia” está poderá assistir a um espetáculo teatral com conteúdo educativo de forma gratuita.
Tarifa Social - Para se cadastrar na Tarifa Social é precisa ter em mãos um documento pessoal com foto e uma conta de luz em seu nome. Além disso, é necessário que o cliente possua cadastro no Número de Identificação Social (NIS) em Mato Grosso e tenha renda per capita de até meio salário mínimo. Todos estes pré-requisitos são definidos pelo Governo Federal. Os pedidos passam por uma análise antes da confirmação do benefício. Mais informações sobre o benefício podem ser conferidas no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo endereço http://www.aneel.gov.br/tarifa-social-baixa-renda ou pelo endereço http://www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/sua-conta/tarifa-social.aspx.
O projeto - O “Ribeirinho Cidadão” leva serviços de justiça, cidadania e saúde à população de locais de difícil acesso e é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, em parceria com a Defensoria Pública. De acordo com o calendário, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março será realizada a etapa fluvial, e, logo depois, entre os dias 12 e 22 de março, a etapa terrestre.