Dia do Obstetra: a importância do profissional para o parto adequado
Vaginal ou cesárea, o parto adequado, para cada caso, é definido conjuntamente entre a futura mamãe e seu obstetra. Isso ocorre ao longo do pré-natal, com o acompanhamento e a evolução da gestação, primando sempre pela saúde da mulher e do bebê. Por isso a realização do pré-natal e do vínculo de confiança entre a gestante e seu obstetra é tão importante.
No dia em que se celebra no Brasil o dia do obstetra – 12 de abril, a Unimed Cuiabá traz informações sobre o Programa Parto Adequado e o papel fundamental desse profissional médico.
A Obstetrícia é a especialidade médica responsável diretamente pelo acompanhamento e cuidado das gestantes ao longo da gravidez, durante o parto e pós-parto. São estes profissionais que estudarão, caso a caso, as necessidades para que a gestação corra tranquila e o parto seja bem-sucedido.
Para a Unimed Cuiabá o momento é ideal para refletir sobre a especialidade, sua atuação e objetivos frente ao Programa Parto Adequado (PPA) e o cumprimento de seu objetivo principal, que é a diminuição das cesáreas desnecessárias.
A execução do PPA é realizada pelo Comitê Educativo da Unimed Cuiabá e preconiza a valorização e engajamento dos médicos obstetras cooperados e da rede credenciada.
"O trabalho do obstetra agrega cuidado e acompanhamento, pois é realizado no ápice da vida da mulher, a gestação. Por isso a afinidade e união, médico e paciente, é tão necessária, visto que o olhar do obstetra é para uma gestação saudável, com o acompanhamento completo, diálogo e planejamento, para que o resultado final seja o nascimento de um bebê saudável e a recuperação mais rápida da mulher”, explica a coordenadora do PPA, a médica obstetra Dra. Fernanda Monteiro de Paula Siqueira Juveniz.
A obstetra ressalta que o melhor parto é o mais adequado para cada caso. Para que haja redução do número de cesarianas desnecessárias é preciso uma alteração cultural. O programa promove esse diálogo com as beneficiárias grávidas por meio do Curso de Gestantes. Com os médicos, o PPA desenvolve desde 2019 atividades voltadas aos obstetras para fomentar o diálogo e encontrar o melhor caminho para o objetivo comum, o bem-estar da mamãe e do bebe.
“A informação é sempre primordial seja para o obstetra e sua equipe, seja a paciente para que possa avaliar qual é a mais indicada via de parto para ela, sem levar em consideração mitos e achismos populares”, finaliza Dra. Fernanda.
PPA - Criado a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o projeto “Parto Adequado” é uma parceria entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) que incentiva a redução das cesarianas desnecessárias, difundindo e desmistificando o parto vaginal. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde e atua no sistema público e suplementar de saúde.