Empresário de Chapada é pré-candidato à prefeitura do município
Pré-candidato à prefeitura de Chapada dos Guimarães pelo Patriota, o empresário Oswaldo Murad Jr., 55, quer usar sua larga experiência de executivo em diversas empresas, muitas delas internacionais, na administração do município. Proprietário de uma pousada, Murad mora e trabalha na cidade há mais de 20 anos e conhece de perto os problemas enfrentados diariamente pelos cidadãos chapadenses.
“Eu tenho um amor muito grande por Chapada, minha opção de vida foi aqui. Minha experiência na vida sempre foi de executivo e agora eu quero poder colaborar com o município”, garante.
Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Murad Jr. tem MBA em Comércio e Finanças Internacionais e duas pós graduações, em Inteligência Estratégica e Relações Internacionais e Defesa, ambas pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). Sua experiência profissional inclui ainda trabalhos desenvolvidos em grandes empresas internacionais da França, Áustria, Rússia e países do Oriente.
O empresário vive em Chapada há duas décadas e conhece de perto, tanto o potencial quanto os problemas do município e do entorno. A pousada que administra, antes uma fazenda de gado transformado em área de preservação, tem como foco o turismo sustentável, com observação de pássaros e trilhas pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, além da preservar as nascentes que abastecem os rios e cachoeiras do parque.
“Chapada tem um enorme potencial turístico que precisa ser explorado com responsabilidade, sensibilidade e com foco no sustentável. Hoje o visitante sobe a serra, desfruta das belezas naturais do local e vai embora. Nada fica para o município. É preciso tirar melhor proveito dessa vocação turística e mística de Chapada que atrai a atenção internacional, fazendo com que o retorno dessa vocação seja verdadeiramente aplicado para o benefício dos seus cidadãos”, afirma.
Desenvolver, fomentar e ampliar a vocação ambiental de Chapada dos Guimarães é uma das prioridades do pré-candidato. Segundo ele, é preciso garantir ao cidadão chapadense uma contrapartida às ações de preservação. “Penso em um programa contínuo em relação ao turismo que não se restrinja apenas aos finais de semana, mas que atraia o público para a Chapada de maneira contínua”, enfatiza. Um dos projetos de Murad é a construção de um centro de convenções. A estrutura seria um atrativo a mais na cidade, uma alternativa ao turismo de negócios e que possibilitaria ainda a criação de empregos. “Os jovens daqui não têm alternativa de trabalho a não ser no comércio e nas poucas empresas instaladas na região”.
Outra prioridade são investimentos para melhoria nas comunidades rurais, em especial as escolas, com ações nas estradas que dão acesso a essas comunidades, retomada das unidades escolares (muitas estão abandonadas, segundo ele) e investimentos no transporte para facilitar o acesso dos estudantes à sala de aula.
Já na cidade há projetos para creches, a implantação de uma escola em tempo integral e investimentos na saúde básica e na agricultura familiar que, de acordo com o empresário, precisa ser mais incentivada.
“Não tenho ligação com político nenhum, não tenho vínculos políticos e desejo fazer um trabalho independente com foco no bem estar do cidadão chapadense. Sou a terceira via nesse cenário político, uma opção nova com muita capacidade administrativa”.
Oswaldo Murad. Jr. afirma ainda que não adianta idealizar projetos mirabolantes que não são possíveis de execução, pois isso a população já conhece e, por experiência com pleitos antigos, sabe que a grande maioria das promessas não costuma sair do papel.
“Os moradores de Chapada querem ver a sua cidade cuidada, o meio ambiente preservado porque é do turismo que vem a principal fonte de renda, essa é a vocação do município. Mas estamos pensando também em quem vive no entorno, os agricultores e suas famílias que precisam ser enxergados e contemplados pela administração pública”.