Instituições filantrópicas são contempladas por projeto da Energisa MT
Concessionária faz a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por outras de LED, e de ar condicionados, freezers e geladeiras antigos por novos, mais eficientes e econômicos
Projeto Nossa Energia, desenvolvido pela Energisa Mato Grosso, dá sequência às atividades e amplia o grupo de beneficiários. Além das três unidades móveis que circulam pelo Estado visitando municípios para levar conhecimento sobre economia de energia, trocando lâmpadas e fazendo cadastro na tarifa social, o Nossa Energia fará a troca gratuita de lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos por outros mais eficientes de instituições filantrópicas no Estado.
Nesta etapa foram selecionadas seis instituições: Fundação Abrigo Bom Jesus (Cuiabá), Lar dos Idosos São Vicente de Paulo (Várzea Grande), Casa do Adolescente (Tangará da Serra), Centro de Reabilitação Louis Braille (Rondonópolis), Lar Servas de Maria (Cáceres) e Centro de Restauração de Vidas Ebenezer (Sinop). Os trabalhos serão realizados por uma empresa parceria da Energisa no projeto, a Avante Energia, que tomou as providências necessárias para a execução dos serviços com a adoção de todas as medidas de biossegurança exigidas atualmente por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Tem o objetivo de combater o desperdício de energia por meio da realização de várias ações, uma delas a troca de equipamentos. No caso das instituições, prevê a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, ar condicionados antigos por novos, com a tecnologia inverter, freezers horizontais e verticais e geladeiras antigos por novas, todos com selo Procel de Clase A de consumo energético.
Entre os objetivos estão a introdução de tecnologia mais eficiente nas instalações; a melhoria do consumo energético da unidade; a disseminação de hábitos mais eficientes e racionais no uso de equipamentos elétricos; e consequentemente a melhoria na qualidade dos ambientes, proporcionando bem-estar aos usuários das instituições e seus colaboradores.
“Com o projeto buscamos envolver toda a comunidade beneficiada. Promovemos a conscientização quanto ao uso racional da energia, com dicas de economia repassadas por meio de palestras educativas. Com a troca dos equipamentos por outros mais modernos e eficientes, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, as instituições terão economia na conta de energia e o valor que deixará de ser gasto com a fatura poderá ser investido em outras finalidades, que poderão melhorar ainda mais a vida das pessoas”, comenta Silvia Almeida Rocha, analista de Eficiência Energética da Energisa MT.
Nossa Energia
O Projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é realizado em comunidades de baixo poder aquisitivo dos estados onde a Energisa atua (TO, PB, SE, RJ, MG, MT, MS, SP, PR, AC e RO). Com ele, a empresa leva conscientização sobre o uso racional e seguro da energia elétrica, além de qualidade de vida, desenvolvimento e dicas de economiapara pessoas de todas as regiões do país, gratuitamente.
A iniciativa promove palestras educativas, substitui lâmpadas antigas por modelos mais econômicos, cadastra clientes na Tarifa Social de Energia e realiza eventos culturais como meio de conscientizar as pessoas para uma mudança de hábitos. Em 2019, o Nossa Energia ampliou suas atividades: agora, também realiza a troca de geladeiras velhas por novas, reforma ou regulariza o padrão de entrada do cliente, presta consultoria para empreendedores e melhora o sistema de iluminação de instituições sem fins lucrativos.