Evento on-line e gratuito sobre turismo e geoparques começa hoje

Nos dias 18 a 20 e 25 a 27 de agosto de 2020, ocorrerá a Semana do Turismo IFMT 2020 e o II Workshop do Geoparque Chapada dos Guimarães. O evento, gratuito e on-line, possui como temática geoparques, geoturismo e educação ambiental. Entre os palestrantes convidados então referências nacionais e internacionais sobre a temática.  

Atualmente está em discussão uma proposta para se criar o Geoparque de Chapada dos Guimarães, devido a relevância científica e beleza cênica do local, culminando no melhor aproveitamento turístico dos atrativos locais ampliando as possibilidades de geração de renda para a comunidade.   O título de Geoparque Mundial é concedido pela Unesco para são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e sustentabilidade. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. 

O palestrante Prof. Dr. José Bernardo Rodrigues Brilha, da Universidade do Minho em Portugal, irá abordar na abertura do evento sobre "Patrimônio geológico e Geoparques Mundiais da UNESCO".  

A mesa redonda sobre "Geoturismo e as comunidades" contará com a presença do Eng. Carlos Merizalde Leiton - Imbabura Geoparque Mundial (Equador) e da Profª. Dra. Jasmine Cardozo - Departamento de Turismo, Universidade Estadual de Ponta Grossa.  

Diretamente da Espanha a Profª. Dra. Araceli Serantes Pazos abordará sobre "Por que son importantes os equipamentos para a educación ambiental para a conservación de espacios naturais".  

Pesquisadores do México também estarão apresentes. O Prof. Dr. José Francisco Domínguez Estrada abordará sobre "Inventarios de Patrimonio Cultural y Natural para proyectos turísticos" e a Profª. Dra. Maribel Osório García sobre a "La importancia del análisis social en las Áreas Naturales Protegidas (ANP): el caso del Nevado de Toluca, México".  

A "Experienciando o turismo na Irlanda" será o assunto abordado pela Turismóloga Claudia Ozelame. Já a Profa. Dra. Luana de Almeida Rangel apresentará sobre "Trilhas geoturísticas em Unidade de Conservação no litoral do estado do Rio de Janeiro: potencialidades e desafios" 

               Outros projetos de Geoparque e Geoparques aspirantes da UNESCO, também farão parte da programação. A mesa "Projetos de geoparque do Brasil" contará com a presença do Prof. Dr. Marcos Nascimento, do Projeto Geoparque Seridó (UFRN), do Prof. Dr. André Weissheimer de Borba, do Projeto Geoparque Caçapava (UFSM) e do Dr. Renato Azevedo, do Projeto Geoparque Serra do Sincorá. Além disso, a Profª Dra. Leila Beltrão abordará sobre a "Geoconservação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul”. Estes são alguns dos projetos mais avançados no Brasil e podem em breve se tornarem Geoparque Unesco, assim como o Geoparque do Araripe, sendo este o único existem hoje no território nacional.  

               A programação conta com outras palestras nacionais e palestras locais, que abordam sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, além da geologia, paleontologia, meio físico, arqueologia entre outros aspectos do município.  

O evento é destinado a pesquisadores, empresários, estudantes, professores, gestores públicos, guias, condutores e demais interessados nas belezas naturais do estado de Mato Grosso e no desenvolvimento socioeconômico da região. E tudo, sem nenhum custo. Junto ao encontro, ocorrerão também vários concursos, abordando fotografia e artes, com premiações para os primeiros colocados, as informações e regulamentos sobre essas atividades estão no site do evento.  

O encontro está sendo organizado por professores e discentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e de diversas instituições não governamentais, como Associação dos Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado De Mato Grosso (AGEMAT), Movimento Arte Chapada e Associação de Guias e Condutores de Ecoturismo (AGCE) e patrocínio da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG-Núcleo Centro Oeste),  da Euromáquinas Mineração, da Puríssima Água mineral natural, da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), do Mirante Alto do Céu,  da Eco Turismo Cultural, da Geominas, da Ômega Ambiental, da Geoconsult e do Grupo Villa Guimarães.  

 

Confira a programação completa e o dia e horário de cada atividade.  

www.even3.com.br/semanaturismogeoparque 

E acompanhe as informações pelas redes sociais: 

https://www.facebook.com/geoparquechapadamt/ 

https://www.instagram.com/geoparque.chapadadosguimaraes/ 

 


INFORMES PUBLICITÁRIOS