Cemitérios de Cuiabá e VG não terão celebrações religiosas hoje
Para evitar aglomerações e a segunda onde de convid-19, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande optaram por não permitir celebrações religiosas hoje, dia de Finados, nos cemitérios da cidade.
Em Cuiabá, a orientação para quem pretende ir em um dos 11 cemitérios (cinco deles na área rural), é visitar o túmulo de parentes e amigos mortos de hoje até o feriado, entre 6h30 e 18h.
Em média, no Dia de Finados, 85 mil pessoas costumam ir aos cemitérios cuiabanos.
São administrados pela Prefeitura de Cuiabá os cemitérios da zona urbana: São Gonçalo, Despraiado e Pascoal Ramos. E os da zona rural nos distritos Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu. Já os cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte estão com a coordenação cedida à Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios.
Placas de alerta serão distribuídas em todos os cemitérios para que haja distanciamento entre as pessoas de pelo menos 1,5 metro e para a exigência do uso de máscaras. Na entrada, um colaborador vai disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos dos visitantes.
VÁRZEA GRANDE
Em Várzea Grande, onde a expectativa é de que 50 mil pessoas visitem os cemitérios, a Prefeitura só liberou os ambulantes para a venda de flores, velas e alimentos no local, desde que o distanciamento de 1,5 metro entre as bancas seja respeitado e os comerciantes tenham à disposição álcool em gel para uso próprio e para o uso dos clientes. Eles devem ainda priorizar o pagamento das compras por meio eletrônico, mantendo higienização frequente das máquinas.
Já as celebrações litúrgicas coletivas estão proibidas para evitar a aglomeração.