Centro de Educação Infantil de VG é finalista da etapa estadual do Prêmio de Gestão Escolar 2020
O Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Miguelina de Campos e Silva - Dona Quita, do bairro Vila São João está classificado como finalista da fase estadual do Prêmio de Gestão Escolar de 2020. A escola de Várzea Grande foi classificada em 2º lugar, juntamente com as escolas EMEB Celina Fialho Bezerra de Cuiabá (1º lugar) e EE Ulisses Guimarães de Campo Verde (3º lugar).
Este ano, o município de Várzea Grande está participando do PGE com 31 unidades de ensino inscritas entre Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEB).
Instituído desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias entre as unidades escolares. Nesta edição de 2020, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) quer dar visibilidade às formas criativas e inovadoras com que as escolas estão lidando com o afastamento social.
A diretora do CMEI Miguelina, Nazareth Batista de Oliveira Amaral, conta que a pandemia do Covid-19 trouxe vários desafios para as escolas. Pensando na criança pequena de 2 e 3 anos como sujeito em construção, dotado dos seus direitos de aprendizagem e protagonista do próprio conhecimento, após reuniões, através de videoconferência, entre equipe gestora, professores e auxiliares, foram pensadas diversas estratégias e instrumentos de aprendizagem de modo a adaptar o planejamento semestral, sem deixar de contemplar a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.
A unidade buscou assegurar o aprendizado das crianças fortalecendo o vínculo afetivo entre escola/criança/família, através de atividades que despertassem o interesse e garantissem o aprendizado, apesar do distanciamento social, a equipe gestora orientou os pais e professores sobre a importância da continuidade e da responsabilidade com o aprendizado das crianças. "Por se tratar de uma modalidade pouco utilizada, principalmente nas unidades de Educação Infantil, em poucos dias, aprendendo cada dia um pouco mais, utilizamos as tecnologias disponíveis, criando grupos de pais, professores e equipe gestora para facilitar a comunicação e propor as atividades. Foram gravadas videoaulas pelo celular onde as professoras dirigiam sua fala e orientações diretamente às crianças, com imagens editadas com movimentos e paisagens ou outros recursos de estímulo audiovisual", explicou.
E para aqueles que não dispunham das tecnologias digitais, foram confeccionados com materiais alternativos, diversos instrumentos de aprendizagem como joguinhos de contagem, de coordenação motora, dentre outros. Todo o processo, de registros das aulas e evidências, foi acompanhado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande.
Para a secretária interina de Educação Benedita Ponce, a classificação da CMEI Miguelina entre as três escolas finalistas da fase estadual do Prêmio de Gestão escolar é o reconhecimento do trabalho de todos os profissionais da rede municipal de Várzea Grande, que excepcionalmente neste ano vem enfrentando grandes desafios para a manutenção da qualidade e avanços na área da educação pública por conta das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus.
"Neste momento nada mais importante que valorizar a gestão escolar que vem inovando na criação de novos formatos para a continuidade da aprendizagem de nossos estudantes, com aulas remotas, confecção de materiais pedagógicos para aqueles que não possuem acesso digital, enfim, a escola mudou, se renovou e se adaptou no processo de ensino aprendizagem, em tempo de pandemia, e o resultado demonstra mais uma vez que Várzea Grande continua ofertando ensino de qualidade ”, disse Benedita .
A secretária reforçou que o Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento ao esforço e dedicação da equipe escolar na promoção dos processos e planos de ação que possibilitam as melhorias nas políticas públicas inovadoras dos projetos e avaliações, contribuindo para elevar a qualidade de ensino e a gestão da unidade escolar. A Cerimônia de Premiação com o anúncio da escola “Referência Brasil” está prevista para o dia 10 de dezembro.
As Escolas de Várzea Grande que participam do Prêmio Gestão Escolar 2020 são: Cmei Ana Isabel Moreira, Cmei Isabel Pinto de Campos, Cmei Izabel Antunes de Campos, Cmei Manoel Rosa de Figueiredo, Cmei Miguelina de Campos e Silva - Dona Quita, Cmei Nair Sacre, Cmei Nossa Senhora da Guia, Cmei Profª Jayr Luiza de Campos Untar - Dona Pequenina, Cmei Professora Eleuza Maria Souza Santos, Cmei Senador Jonas Pinheiro, Cmei Wilson Sodre Farias, Emeb Abdala José de Almeida, Emeb Ana Rosa da Silva, Emeb Antonio Joaquim de Arruda, Emeb Apolônio Frutuoso da Silva, Emeb Aristides Pompeo de Campos, Emeb Benedita Bernardina Curvo, Emeb Bianka Lorena da Rocha Capilé, Emeb Deputado Ary Leite de Campos, Emeb Dr. Gabriel Müller, Emeb Eunice César de Mello, Emeb Faustino Antonio da Silva, Emeb Gonçalo Domingos de Campos – Caic, Emeb Honorato Pedroso de Barros, Emeb Júlio Correa, Emeb Luis Reveles Pereira, Emeb Profª Maria Joana da Silva Almeida, Emeb Profª Rita Auxiliadora Campos Cunha, Emeb Tenente Abílio da Silva Morais, Emeb Ten. Waldemiro Delgado Bertulio e Emeb Vereador Zeno de Oliveira.