Prefeitura repassará segunda primeira parcela para o HCâncer
Para por fim a suspensão do atendimento do Hospital de Câncer de Mato Grosso por falta de repasses, a Prefeitura de Cuiabá se comprometeu a pagar, já na próxima segunda-feira (21), o montante de R$ 3 milhões para a instituição.
A informação foi dada durante uma reunião na Assembleia Legislativa, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, diretoria do Hospital e Ministério Público.
De acordo com a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, foi cobrado um recurso devido pelo Governo do Estado à Prefeitura. Este recurso, ficou de ser depositado apenas na segunda-feira, por isso o repasse aos filantrópicos será feito nessa data.
"Estamos aguardando recurso do Estado, a secretária em exercício também esteve aqui e já nos informou que na segunda-feira o Estado fará o repasse. Esperávamos até amanhã, mas vai ser na segunda-feira, e aí já faremos o pagamento não só ao Hospital de Câncer, mas a todos os filantrópicos", informou a secretária.
Acontece que a dívida total com o Hospital de Câncer é de cerca de R$ 6,3 milhões e a outra parcela deve ser paga em janeiro.
Segundo a Prefeitura de Cuiabáo atraso se deu devido à forma que a unidade hospitalar escolheu receber: por número de atendimentos e não por produção, o que gerou a redução do valor recebido durante a pandemia e a direção decidiu mudar.
Diante da queda nos atendimentos na pandemia, o Hospital de Câncer manifestou interesse em alterar a forma de recebimento, passando a levar em conta a média de atendimentos e não mais a produção. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde entendeu não ser possível fazer tal alteração após a opção inicial da instituição. No entanto, após a posse no cargo de secretária de Saúde, Ozenira Félix se reuniu com a equipe técnica e com o presidente do Hospital de Câncer, Laudemi Nogueira, e decidiu aceitar a solicitação, passando a pagar pela média.