Governo define centrais regionais para distribuir vacinas no estado
O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo estiveram em Guarulhos(SP) no ato de recebimento das vacinas e anunciaram que Mato Grosso fará uma força tarefa para que a vacina contra a chegue aos municípios o mais rápido possível.
Devem ser usados inclusive as 6 aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A secretaria estadual de Saúde ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma central estadual e mais quatro centrais regionais (Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre. O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela secretaria de Segurança Pública, além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. O Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade ao envio das vacinas.
Nos próximos dias, os 141 municípios começam a receber as agulhas e seringas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid e o governo providenciou a aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões, informa a secretaria adjunta de Comunicação.