Prefeitura de Cuiabá começa agendar vacinação para outros profissionais de saúde
A secretaria de saúde de Cuiabá já está agendando a vacinação para trabalhadores da saúde que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Entram nessa fase médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.
Também aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínica e laboratorial.
Ainda não serão vacinados, servidores administrativos que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, aqueles que se encontram em afastamento ou inativos, e ainda os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares.
O prefeito Emanuel Pinheiro quer acelerar o processo protegendo aos que se dedicam a atuar na linha de frente à pandemia.
Até o momento Cuiabá recebeu 17.678 doses de vacinas destinadas aos profissionais da Saúde, quantia suficiente para atendimento de 75,7% da demanda, pois o número exato seriam 23.371doses para atender a todos os profissionais de saúde.