RESOLUÇÃO REQUERIDA PELA ACRISMAT VALORIZA MATRIZES SUÍNAS PARA TOMADA DE CRÉDITO JUNTO AO FCO

Reajuste aprovado pelo Codem atende pedido da associação para amenizar crise que atinge o setor em Mato Grosso

 

Após solicitação da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), e com apoio do Fórum Agro MT, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Codem) reajustou o valor de referência para retenção de matrizes suínas do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO). A resolução foi publicada no dia 12 e já está em vigor.

 

A retenção de matrizes trata-se de uma linha de financiamento visando a manutenção das reprodutoras para que não haja uma diminuição dos rebanhos e consequente redução futura da oferta de animais, o que pode gerar um ciclo vicioso de aumento de preços ao consumidor e redução de ganhos ao produtor.

 

De acordo com o presidente da Acrismat e Fórum Agro MT, Itamar Canossa, a alteração atende uma solicitação da associação de modo a adequar a linha de financiamento à realidade da suinocultura mato-grossense. “A regra antiga do banco tinha como diretrizes a realidade das criações do sul do país, que é muito diversa desta que vivemos em Mato Grosso. Assim, a proposta que foi aprovada traz a linha de financiamento para a retenção de matrizes segundo aquilo que vivenciamos em nosso dia a dia”, explicou.

 

Enquanto no sul do país há um valor fixo estabelecido, que não condiz com a flutuação de preços em Mato Grosso, a proposta aprovada leva em consideração o preço do quilograma do animal vivo, ajustado com um índice fixado na resolução.

 

“Foi um trabalho realizado em conjunto entre Acrismat, Fórum Agro e com apoio também do Imea para conseguir reajustar o valor que estava muito defasado com a realidade do nosso atual cenário. Agora o produtor terá a possibilidade de conseguir crédito de aproximadamente R$ 2.500 por matriz que possui, e isso fará total diferença na manutenção da sua atividade”, afirma o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS