Vereadores voltam ao trabalho na próxima semana

 

A Câmara de Cuiabá irá retomar as suas atividades presenciais a partir da próxima semana. Após mais de um ano e meio, os vereadores da Capital voltam a realizar as sessões ordinárias no plenário das deliberações a partir de terça-feira, dia 24.

As plenárias, contudo, serão realizadas de forma híbrida, ou seja, presencial e remota. Isto porque, será permitido a ocupação do plenário somente até 70% devido a pandemia da covid-19.

A decisão foi tomada na última segunda-feira (16) durante reunião do colégio de líderes. Para manter a ordem, será obrigatório no plenário ouso de máscara facial, distanciamento, uso de álcool gel 70% e ainda está proibido alimentos no plenários e suas dependências.

Além disso, não será permitido a entrada de nenhum assessor parlamentar. A imprensa externa e dos vereadores também terá sua entrada barrada.

As tribunas livres continuarão sendo realizada de forma remota, e os vereadores não poderá usar a tribuna. Cada parlamentar devem fazer uso da fala em seus locais de acento.

Os vereadores que mais cobraram o retorno das sessões presenciais foram Diego Guimarães e tenente-coronel Marcos Paccola, ambos do Cidadania. O primeiro, inclusive, é autor de uma propositura que trata de medidas a serem adotadas pela Mesa Diretora para o retorno das atividades parlamentares de forma presencial.

Em fevereiro deste ano, o parlamentar apresentou um Projeto de Resolução que visa garantir o retorno das sessões presenciais na Câmara de Cuiabá.

Na ocasião, ele alegou que o número de casos do novo coronavírus (covid-19) na Capital estava em uma constância desde setembro, o que possibilitava o retorno das atividades presenciais.

Já Paccola apresentou uma proposta que garantia o retorno das sessões presenciais conforme os boletins epidemiológicos do comportamento do vírus na cidade. 

As sessões virtuais foram instituídas no âmbito do Parlamento Municipal em março do ano passado em decorrência da pandemia da covid-19. A medida foi oficializada por meio da aprovação das resoluções nº 010/2020 e 011/20.

 

FOTO: CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ



INFORMES PUBLICITÁRIOS