Câmara de Vereadores participa de encontro municipal que debate depressão e suicídio
Com o tema “Por que precisamos falar sobre depressão e suicídio?”, foi realizado o primeiro encontro municipal Setembro Amarelo - Sua Vida Importa. O evento aconteceu na última quarta-feira, 29 de setembro, sob iniciativa da primeira-dama, Márcia Pinheiro, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, contou com a participação da Câmara de Cuiabá.
De acordo com a secretária adjunta dos Direitos Humanos, Christiany Fonseca, é preciso debater o tema a fim de quebrar estigmas.
O psiquiatra e membro da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, Manoel Vicente, conduziu o debate e abordou o tema da programação. Segundo ele, é preciso analisar o assunto como qualquer outro problema de saúde que necessite de primeiros socorros.
“O que devemos fazer, enquanto sociedade, é falar sobre o suicídio para que quando algo acontecer você saiba como agir. Precisamos aprender sobre o assunto, queremos levar informação para que as pessoas saibam como prevenir a situação”, disse.
“Infelizmente ainda há muito tabu para se discutir sobre isso, por essa razão trouxemos essa discussão, não para falar sobre depressão somente como patologia, mas de como a sociedade pode lidar com aquele que sofre com essa patologia”, comentou.
O presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), também participou do debate e deixou o apoio do Poder Legislativo a ações de valorização da vida.
“A Câmara de Cuiabá está de portas abertas para que nós possamos debater esse assunto tão importante para a nossa população”, destacou.
Também participaram do encontro o prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário de Governo, Luis Cláudio, representantes do Centro de Valorização da Vida de Mato Grosso (CVV), da Secretaria Municipal de Saúde, deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, e o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Henrique Schneider.
FOTO: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES