Qualifica Cuiabá edição 2021 prepara nova turma de padeiros

Vinte novos padeiros estão sendo orientados sobre as técnicas de preparo de um bom produto, na medida certa e sem desperdício por meio do Qualifica Cuiabá. Idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

A iniciativa está na terceira edição e integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, formatado para potencializar o desenvolvimento humano e econômico em Cuiabá. A ação é coordenada pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, da Mulher e da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai.

O professor e instrutor do Senai, Marlon Carlos explica que os cursos ofertados potencializam o desenvolvimento da capacidade de gestão, manipulação e formulação.

“Nos nossos cursos a gente tem o momento da teoria, para fundamentar e contextualizar o processo tecnológico dos produtos. Depois de passar pela teoria, os alunos colocam em prática o conteúdo”, pontuou o professor. Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as aulas são ministradas com até 20 alunos por turma.

Ele cita que nas atividades de confecção dos alimentos, aprendem a desenvolver receitas de pães integrais e baguetes.

“Com base na formulação, eles fazem o cálculo para fazer a receita, calculando inclusive a perda, acrescentando 7% a mais de farinha, para que no final, o resultado atinja aquilo que o cliente solicitou. Não tem como errar. Aqui, aprendem que até mesmo a água deve ser pesada. A farinha de trigo, por exemplo, não pode ser peneirada para não perder as proteínas. Se for tudo bem planejado e, calculado corretamente, o profissional terá o lucro almejado e sem desperdício de ingredientes”, explicou Marlon.

A questão da pesagem dos ingredientes para preparação dos pães despertou à atenção da aluna Maria Auxiliadora Carneiro de Souza, 52 anos. Ela conta que quando recebeu a informação de que todos os ingredientes devem ser submetidos ao processo de pesagem, ficou surpresa.

 

“É a primeira vez que, literalmente, coloco a mão na massa. Trabalhei como atendente de padaria, mas não fazia ideia de como tudo era preparado. Estou gostando bastante. Tenho certeza que vou aumentar a minha renda mensal e quero fazer o curso de confeitaria. Vou ficar de olho nas vagas”, disse.

 

O Qualifica Cuiabá oferece oportunidade aos imigrantes que escolheram a capital como local de residência. Como é o caso do português, Valter Sanches, 31 anos que está na cidade há dez meses.

 

A área da panificação é bem diferente do que estava acostumado. Na Europa, ele trabalhava como biólogo marinho. “Conheci minha esposa em Portugal. Desde então, resolvi arrumar minhas coisas e tentar vida nova. E é isso que estou fazendo. Vou me especializar para poder trabalhar no mercado de trabalho em Cuiabá”, comentou.

Referência no país, o Qualifica já atendeu a 4,5 mil pessoas e tem a meta de atingir a formação de dez mil. Os cursos são totalmente gratuitos. “A minha gestão está focada em investir nas pessoas. E o Qualifica Cuiabá, uma iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro presta uma relevante contribuição. Ele busca levar qualidade de vida. Possibilita uma profissão, ingressar no mercado de trabalho e conquistar sua independência financeira, buscar um aumento de salário. Ele fomenta sonhos”, pondera o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

 


foto secom cuiabá 



INFORMES PUBLICITÁRIOS