Deputados estaduais derrubam veto do governo que impedia a distribuição gratuita

 

Os deputados da Assembleia Legislativa (ALMT) derrubaram o veto do governo do Estado ao Projeto de Lei (PL) que prevê a distribuição de absorventes em escolas públicas. A derrubada ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira (24), por 14 votos favoráveis.

A proposta é de autoria do ex-deputado Silvio Fávero (PSL), que morreu em fevereiro deste ano, com co-autoria da deputada Janaina Riva (MDB). Sob o argumento de que não há orçamento para realizar a distribuição dos absorventes, o governador Mauro Mendes (DEM) vetou a proposta em julho.

Ao utilizar o plenário, Janaina citou Silvio e pediu que a sua memória fosse honrada com a derrubada do veto.

"Eu quero pedir a vocês, também pelo deputado Silvio, in memoriam, esse projeto é de autoria dele, ele fez com todo carinho que ele sempre teve. [...] Nós distribuímos camisinhas gratuitas, por que não distribuir absorventes? A mulher não escolhe menstruar, e nós estamos falando de meninas nas escolas públicas estaduais", pontuou.

Por outro lado, o deputado Dr. João (MDB), que é médico nefrologista, afirmou que a distribuição do material é uma questão de saúde, já que muitas jovens em situação de pobreza menstrual podem acabar contraindo uma infecção urinária pela falta dos absorventes.

"O custo não é caro, o custo é barato para o Estado. Nós estamos fazendo uma medicina preventiva, nós estamos prevenindo infecção urinária", defendeu.

Apesar de ser da base do Governo, Wilson destacou que o veto foi uma insensibilidade por parte do Executivo. "Eu fico triste pela insensibilidade do nosso governo em vetar essa matéria, insensibilidade. Qual o problema? Falta de dinheiro, não é. Falta de capilaridade para distribuir, não é. Nós temos uma rede maior que o SUS, são 727 escolas", enfatizou.

A votação dos vetos ocorre de forma secreta, sem a divulgação do voto de cada parlamentar.

 

FOTO: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MT



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Você pretende se vacinar?
PARCIAL