Ao custo de R$ 150 milhões, parque multieventos será o maior da América Latina
O governador Mauro Mendes (DEM) lançou, nesta sexta-feira (26), o Parque Novo Mato Grosso, local que promete ser um dos maiores espaços multieventos da América Latina. A obra está orçada em R$ 150 milhões e tem previsão de ser concluída em novembro 2023.
O lançamento contou as presenças do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, e do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra. A entrada do parque está localizada na MT-251, cerca de 11 quilômetros da Trincheira Engenheiro Roberto Flávio Abbott, entre a Rodovia Helder Cândia (MT-010), que liga Cuiabá ao Distrito de Nossa Senhora da Guia, e a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), saída para Chapada dos Guimarães.
O “Novo Mato Grosso” ocupará uma área total de 300 hectares, doada pelo Grupo Bom Futuro, após chamamento público feito pelo Governo do Estado. O projeto de construção estrutura já conta com as licencias ambientais, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
O espaço contará com autódromo, estacionamento para mais de 12 mil veículos, espaço para shows e eventos para 100 mil pessoas, kartódromo, lago para prática esportiva com 100 hectares, museu do agro, pista de motocross, pista de caminhada de 5 km, pista de skate, pista de ciclismo, pista de bicicross, parque da família e pista para arrancadão.
Uma das expectativas é a realização de provas noturnas de automobilismo na futura pista. “Será o primeiro do Brasil nessa categoria. Ele pretende ser homologado na Federação Brasileira de Automobilismo, na Federação Brasileira de Motociclismo e atendendo todas as normas e padrões internacionais”, frisou o governador Mauro Mendes.
Mendes reforçou ainda que o parque irá movimentar a econômica da Baixada Cuiabana ao ajudar a fomentar a rede hoteleira atraindo turistas e gerando empregos. “Isso aqui foi concebido não só para grandes eventos esportivos, mas para o dia a dia das pessoas. Esta obra, talvez, seja a mais importante iniciativa que o Governo do Estado está fazendo na Baixada Cuiabana, porque terá capacidade de atrair inúmeros eventos, muito maior inclusive que o próprio futebol”. Um dos objetivos é trazer o campeonato mundial de motovelocidade, o Moto GP, o que traria cerca de 100 mil pessoas à Capital.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, Mato Grosso se apresenta para o Brasil e para a América Latina como protagonista a partir do momento ao contar com um espaço para receber grandes atividades esportivas, culturais, shows, feiras e festivais. “A gente parte do princípio que agora a gente terá condições de receber as ações esportivas, motovelocidade, fórmula truck, stock, mas o autódromo acaba sendo a grande cereja do bolo”.
As obras no parque e das atrações serão realizadas por meio de licitações distintas, conforme especificação de cada atrativo. Após a conclusão, o espaço será gerido pela iniciativa privada, em regime de concessão.
O piloto Nelson Piquet elogiou a iniciativa do Governo de Mato Grosso. "Estou muito orgulhoso de vir aqui. É uma maravilha para o automobilismo e para Mato Grosso, que é a máquina que está impulsionando a economia do Brasil", disse ele.
O prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, se colocou à disposição para auxiliar o Governo do Estado naquilo que for possível para o célere andamento das obras.
“Quero parabenizar o governador pela visão futurista. Esse parque vai transformar a vida das pessoas e vai contribuir para dar vida à economia de toda a baixada cuiabana. Conte conosco para o que for preciso”.
VIADUTO – O entorno do Parque Novo Mato Grosso está sendo estruturado para evitar engarrafamentos durante a realização dos eventos. É prevista a construção de um viaduto sobre a MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A estrutura terá de 85 metros de comprimento, 8,80 metros de largura e 7 metros de altura, devendo ser concluída no fim de semestre de 2022. O acesso ao Parque Novo Mato Grosso e o viaduto ficaram sobre a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
FOTO: GOVERNO DE MATO GROSSO